A proximidade com o fim de ano deixa em estado crítico um setor vital da saúde pública: a doação de sangue. Neste período, tradicionalmente, a média de doações cai entre 305 a 40% no Estado, justamente num período que a demanda muitas vezes chega a crescer por causa das férias e os acidentes comuns nesta época. Por isso, o apelo é para que o doador, apesar das férias, compareça para fazer a doação. Amanhã, é comemorado o Dia do Doador de Sangue.
Para manter os estoque regulares o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) necessita de 150 a 200 doações por dia na unidade de coleta de Curitiba. Nas unidades do interior, este número é um pouco menor, mas também são necessárias doações frequentes. O Hemepar distribui sangue e hemoderivados para 384 hospitais do Paraná. Destes, 42 são de Curitiba e Região Metropolitana. O sangue tem prazo de validade e por isso precisa ser reposto todos os dias.

Para estimular a doação, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e a Concessionária Ecovia, realizam desde a sexta-feira passada uma ação de conscientização sobre a doação de sangue. Além de um outdoor, com a campanha Antes de viajar, abasteça os bancos de sangue, que poderá ser visto por quem irá para o litoral do Paraná, no pedágio também serão distribuídos flyers orientativos. Amanhã o Hospital realizará ainda uma palestra aos colaboradores da Ecovia.
Apesar de ser um ato tão simples, e que pode fazer a diferença na vida de muitos pacientes, no país, apenas 2% da população possui o hábito de doar sangue.
Música — Em homenagem ao Dia do Doador de Sangue, a Camerata Antiqua da Fundação Cultural de Curitiba faz uma apresentação no Hall da Direção do Hospital de Clínicas da UFPR a partir das 11 horas de amanhã. A apresentação, aberta ao público, faz parte do Projeto Música pela Vida – programa de concertos direcionados ao público com dificuldades de acesso às atividades culturais por estar em locais confinados.