RIBEIRÃO PRETO, SP – Os setores de eletrodomésticos e calçados ajudaram a fechar o mês de outubro com alta de 0,44% nas vendas no comércio de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo), em comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo pesquisa do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto) divulgada nesta segunda-feira (24), o resultado é positivo, considerando-se a instabilidade econômica e as incertezas do país.
“Já é um bom sinalizador. Ajuda os lojistas a terem melhor expectativa para as vendas do Natal deste ano”, disse o economista do sindicato, Marcelo Bosi Rodrigues.
Entre as cerca de 200 empresas entrevistadas, 49% consideraram que as vendas de outubro foram melhores que as do mesmo mês de 2013, ante 40,8% que declararam o contrário –para 10,2%, os dois períodos foram iguais.
Os segmentos que tiveram variação positiva foram os de eletrodomésticos (5,65%), calçados (4,50), ótica (3,52%) e cine/foto (2,26%). Entre os setores com desempenho negativo, o principal foi o de livraria/papelaria, com redução de 5%.
Para Karine Machado, subgerente de uma loja de sapatos no centro da cidade, outubro foi um mês “razoável”.
“Foi um ano difícil, com eleições, as pessoas gastando um pouco menos. Mas a expectativa é boa com a entrada do 13º salário e as compras de Natal”, disse.
O Sincovarp estima aumento de 1,5% a 2% nas vendas de Natal em comparação com o mesmo período do ano passado.