O Coritiba tem 5% de risco de rebaixamento para a Série B. O cálculo é do site Chancedegol, que considera o grau de dificuldade dos jogos restantes na competição para chegar a esse número. A força de cada adversário é determinada conforme os resultados nos últimos 12 meses, levando em conta também o mando de campo.

Antes da rodada do fim de semana, Coritiba e Palmeiras tinham 25% de risco de rebaixamento. Agora, o time paulista ficou com 27,5%. O Coxa venceu o time paulista por 2 a 0 e ficou em 15º lugar, com 41 pontos. O Palmeiras é o 16º, com 39 pontos.

Outro resultado que contribuiu decisivamente foi a derrota do Vitória para o Figueirense, em Florianópolis. Agora, o time baiano tem 67,7% de risco de rebaixamento – está em 17º lugar, com 38 pontos.

O Coritiba virou favorito para escapar da queda porque, além de estar à frente de Palmeiras e Vitória na classificação, tem uma tabela menos complicada. Na penúltima rodada, no próximo fim de semana, esses três times terão confrontos difíceis. Todos jogam fora: o Coxa pega o Atlético-MG no Independência, o Vitória enfrenta o Flamengo em Manaus e o Palmeiras joga com o Inter em Porto Alegre.

A última rodada, porém, é mais favorável ao Coritiba, que jogará no Couto Pereira contra o Bahia. O time baiano está praticamente rebaixado – risco de 99,6%. O Vitória recebe em Salvador o Santos. O Palmeiras joga em casa contra o Atlético-PR.

OS AMEAÇADOS
Risco de rebaixamento, segundo o Chancedegol
Chapecoense 0,6%
Coritiba 4,8%
Palmeiras 27,5%
Vitória 67,7%
Bahia 99,6%
Botafogo 99,9%
Criciúma 100%

A RETA FINAL
Principais jogos envolvendo o rebaixamento

37ª rodada
Atlético-MG x Coritiba
Flamengo x Vitória
Internacional x Palmeiras

38ª rodada
Coritiba x Bahia
Vitória x Santos
Palmeiras x Atlético-PR