Os alunos cegos que frequentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderão contar com uma ferramenta a mais para conseguirem a certificação dos estudos do ensino médio ou do fundamental. 

A Secretaria Estadual da Educação deu início a um projeto piloto que utiliza um programa de leitura de tela para permitir que os estudantes deficientes possam participar de exames online. 

É o caso de Tiago da Silva, 19 anos, que nesta segunda-feira (24) se beneficiou dessa tecnologia para realizar as provas de língua portuguesa, redação e inglês, no Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire, em Curitiba. Uma professora me sugeriu que eu fizesse a aprova online. Depois de pesquisar eu resolvi fazer. Achei mais fácil e mais prático fazer a prova. Com o Braille demora um pouco mais. Mas não se pode largar o Braille porque é essencial, não aprendemos informática de primeira, disse Tiago. 

Ele fez exame para certificação do ensino médio. Tiago completou o ensino fundamental na educação regular e optou pela EJA para conciliar os estudos com uma de suas paixões: o futebol. Inclusive, Tiago é integrante da seleção brasileira sub-23 de futebol de cinco, modalidade para cego ou deficientes visuais. 

Em dezembro, o aluno fará a segunda fase com outras disciplinas. Ele pretende concluir o ensino médio e continua a estudar. Sua meta é fazer uma faculdade na área de informática ou educação física. 

PARA TODO O PARANÁ – O exame é aplicado por meio da internet e com o auxílio de softwares leitores de tela com a tecnologia NVDA (Acesso Não Visual ao Computador), um software livre. Além da inclusão, é um avanço que garante à Secretaria da Educação um conhecimento a mais no atendimento aos alunos cegos ou com baixa visão. 

A aplicação de prova online com essa tecnologia acontece de forma pioneira no Brasil. De posse dos resultados, nós vamos verificar o que é possível melhorar para estender para todo o Paraná, comentou Ricardo de Lima, técnico pedagógico na área da deficiência visual do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação. 

Ricardo lembra que é possível a realização de testes pelo sistema Braille, e que a oferta desta nova ferramenta vai contribuir na avaliação dos alunos. Não vamos minimizar o Braille, mas simplesmente dar condições às pessoas que ficaram cegas em idade um pouco mais avançada ou com dificuldade de tato terem uma oportunidade a mais, concluiu. 

EXAMES – A Secretaria da Educação oferta exames online em 235 escolas estaduais para que estudantes possam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental e ensino médio. No segundo semestre já foram ofertadas seis etapas das provas. A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas se inscrevam nesse exame estadual. 

A proposta do exame é ofertar aos paranaenses uma possibilidade a mais de conclusão dos estudos. O exame online é uma forma de o candidato certificar o seu nível de ensino. Nós flexibilizamos esta oferta às pessoas que não podem estar na escola, cursando com regularidade a sua escolarização, explicou a diretora do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Dudeque. 

SIMULTÂNEA – As provas acontecem de forma simultânea e os alunos realizam os testes nas próprias escolas onde fizeram a inscrição. O resultado sai logo no final do exame, exceto nas provas de redação. Neste caso, professores fazem a correção. Nas demais disciplinas o próprio sistema informa se o aluno atingiu a média 60. 

O exame online também garante certificação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Enceeja) para pessoas com mais de 15 anos e que não terminaram o ensino fundamental. Garante, também, a certificação do Enem para os que têm mais de 18 anos e não finalizaram o ensino médio.