RIO DE JANEIRO, RJ – As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos fizeram sua primeira aparição pública na manhã desta segunda-feira (24).
A figura felina amarela e a criatura floral azul com uma cabeleira de folhas já haviam sido reveladas à imprensa na noite de domingo (23). Uma representa a diversidade animal. A outra, uma amálgama da flora do país.
Hoje, as personalidades dos personagens foram conhecidas. A mascote olímpica tem “agilidade felina, ginga dos macacos e a leveza das aves”. Já a paraolímpica “usa a criatividade para resolver problemas” e é capaz de tirar qualquer coisa de sua cabeleira para ajudar. Ambos praticam os esportes olímpicos e paraolímpicos, são festeiros e gostam de música brasileira.
A aparição das mascotes foi no GEO (Ginásio Experimental Olímpico) Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, região central do Rio. O GEO é um local onde alunos da rede municipal que têm aptidões esportivas podem treinar esportes olímpicos.
Estavam presentes o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, o presidente do Comitê Paraolímpico, Andrew Parsons, a diretora de marca, Beth Lula, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e os vencedores do concurso nacional, Luciana Eguti e Paulo Muppet, fundadores do estúdio paulista de animação Birdo Produções.
As mascotes têm em seu design influências da cultura pop, como personagens de videogame.
O processo de seleção começou em setembro de 2012 e teve diversas etapas. Os finalistas tiveram suas propostas avaliadas por um grupo de crianças do Rio e de São Paulo. Ao final, participaram da seleção os diretores do festival de animação Anima Mundi.
A partir deste anúncio o público poderá escolher os nomes das mascotes. São três pares: Oba e Eba; Tiba Tuque e Esquindim; e Vinícius e Tom, em homenagem aos músicos Vinicius de Moraes e Tom Jobim. A votação foi aberta já na noite de domingo no site oficial (rio2016.com/mascote). Os votos serão registrados por três semanas e o resultado sairá em 14 de dezembro.
O prefeito Eduardo Paes (PMDB) fez campanha velada: “Não vou revelar meu voto, mas acho muito legal a gente dar um ‘oba’ a todos aqui”.
Historicamente, 25% do faturamento advindo da venda de produtos licenciados das Olimpíadas têm a mascote. Serão cerca de 3 mil produtos dentre os 12 mil licenciados. A partir desta semana estarão à venda pelúcia, camiseta, pin e boné.
“A mascote é a peça que faltava para criar o nosso engajamento, nossa conexão emocional com o evento. Com ele, o evento começa a ficar palpável”, diz a responsável pelo marketing da Rio 2016, Beth Lula.