A Polícia Rodoviária Federal prendeu neste fim de semana em Santa Terezinha de Itaipu, região oeste do Paraná, dois irmãos que apresentaram carteiras de habilitação falsificadas durante abordagem de rotina em frente ao posto da PRF, na BR 277.

Procedentes do estado de Rondônia, ambos revelaram aos policiais rodoviários federem terem pago R$ 4 mil por cada um dos documentos falsos. Os irmãos têm 26 e 30 anos de idade.

Os papéis são originais, mas, após consulta, a equipe da PRF constatou que os dados impressos não constam do sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Os dois confessaram que, após não terem conseguido tirar a habilitação por meios legais, resolveram pagar para obtê-las. Eles informaram inclusive o nome do fornecedor das habilitações falsas. A entrega teria ocorrido no município de Arquimedes, no interior do estado de Rondônia.

Um detalhe chamou a atenção da equipe da PRF durante a abordagem, realizada na tarde do último sábado (22/11): além das duas carteiras serem da categoria ‘AE’, a mais qualificada, elas também continham, no campo ‘observações’, uma série de autorizações para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência e de produtos perigosos.

Um dos irmãos tinha ainda um mandado de prisão expedido pela Justiça de Rondônia por falsa declaração de crime.

Presa em flagrante, a dupla foi conduzida pela PRF à Polícia Federal, em Foz do Iguaçu. A pena prevista para o crime de uso de documento público falso é de dois a seis anos de reclusão.