As festividades do Natal 2014 no Estado foram lançadas na noite desta segunda-feira (24), com a tradicional Festa no Castelo do Batel.  O evento deu a largada também a campanha de arrecadação de brinquedos. Promovido pelo Programa do Voluntariado Paranaense (Provopar), com apoio do governo estadual, o Natal Encantado reúne uma série de atividades natalinas, com arrecadação e distribuição de brinquedos para crianças carentes do Estado.

Durante a festa foram entregues presentes para crianças dos programas atendidos pelo governo do Estado. Esta é a décima edição do Natal Encantado. A festa começou em 2005, quando o governador Beto Richa era prefeito de Curitiba.

A abertura do Natal Encantado teve a presença de Papai Noel, que chegou de carro e foi recebido com uma queima de fogos. Logo em seguida, Papai Noel recebeu as chaves do Estado das mãos do governador. Ao mesmo tempo foram acesas a iluminação especial de Natal do Castelo do Batel, que é um dos locais mais visitados durante o período de fim de ano por causa da sua decoração.

No ano passado, o  Natal Encantado, com apoio do governo estadual, arrecadou e distribuiu brinquedos para cerca de 100 mil crianças carentes de dezenas municípios do Estado.

Natal da Alegria

As festas do Natal da Alegria 2014, campanha da Prefeitura de Curitiba realizada pela Fundação de Ação Social (FAS) e Instituto Pró-Cidadania, acontecerão neste ano no estádio Joaquim Américo Guimarães, a Arena da Baixada. Na festa são distribuídos presentes para milhares de crianças em situação de vulnerabilidade social da cidade. Este ano, serão realizadas em três datas — 15, 16 e 17 de dezembro, e beneficiarão diretamente cerca de 3 mil meninos e meninas de 6 a 12 anos com atrações especiais.

Entre as atrações já confirmadas está a presença do Papai Noel, brinquedos infláveis e jogos gigantes, cedidos pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, a apresentação da Companhia dos Palhaços, com a comédia musical Concerto em Ri Maior, e o animador de festas infantis Tio Pipoca, que distribuirá pipoca e algodão doce. Até o final deste mês, novas parcerias estão sendo fechadas. 

Atrações

Nesta semana também começam as apresentação das atrações de Natal em Curitiba. Na sexta-feira, tem a estreia do Coral do Palácio Avenida, na Rua XV, às 20h15. As apresentações acontecem até o dia 14 de dezembro, sempre de sexta-feira a domingo. O espetáculo tem cerca de 45 minutos de duração, e é visto por mais de 20 mil pessoas a cada apresentação.