Na quarta-feira (26), a partir das 18h, a PUCPR realiza uma pré-avaliação de cães com lesão medular (que não tenham movimento das patas). A iniciativa é continuidade da pesquisa de células-tronco desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia Celular da PUCPR, em parceria com a UFPR, e que já conseguiu uma grande conquista este ano: ratos recuperaram parcialmente os movimentos e controle da micção após transplante de células-tronco.

Os interessados em cadastrar os animais na pesquisa, devem entrar em contato pelo telefone (41) 3271-1400 ou pelo e-mail [email protected], informando nome do proprietário e do animal, telefone e e-mail de contato, além de um breve relato do problema apresentado pelo cão. Nesse momento, apenas cães serão cadastrados. Os animais cadastrados devem comparecer na pré-avaliação.

A ação, que faz parte do último encontro da série Fazendo Escola de 2014, traz, a partir das 20h, uma palestra sobre células-tronco, com a pesquisadora Carmen Revelatto, do Núcleo de Tecnologia Celular da Universidade. O professor José Ademar Villanova também palestrará sobre os avanços da medicina veterinária no Laboratório de Tecnologia Celular da PUCPR. Após as palestras o público poderá tirar dúvidas sobre o tema. O evento é gratuito e aberto à comunidade.