SEVERINO MOTTA
BRASÍLIA, DF – A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou nesta terça-feira (25) uma decisão que garantia liberdade ao empresário inglês Raymond Whelan, acusado pelo Ministério Público de ser um dos integrantes da máfia de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo.
O retorno do inglês para a prisão, no entanto, dependerá de seu retorno para o Brasil. Como ele estava em liberdade devido a uma decisão provisória do ministro do STF Marco Aurélio Mello, pediu autorização para ir à Inglaterra e teve sua solicitação deferida pelo TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).
A permissão para viajar foi dada no final de outubro. Como na ocasião Whelan obteve o aval para viajar de forma legal, os ministros do STF entenderam que ele não precisará voltar às pressas para o Brasil, podendo seguir fora por três meses.
Whelan, que é um dos diretores da Match, empresa autorizada pela Fifa para comercializar ingressos para a Copa do Mundo, responde pelos crimes de cambismo, associação criminosa, corrupção ativa e lavagem de dinheiro.
Ele foi preso em julho quando uma operação contra a venda ilegal de ingressos foi deflagrada no Rio e ganhou a liberdade em agosto após decisão de Marco Aurélio Mello.