ESTELITA HASS CARAZZAI
CURITIBA, PR – O último depoimento do doleiro Alberto Youssef, que fez um acordo de delação premiada, continua em andamento no início da noite de hoje.
Youssef, que era responsável pela intermediação de propinas para obras da Petrobras, segundo a investigação da Operação Lava Jato, iniciou a oitiva por volta das 14h30.
Cerca de cinco horas depois, às 20h, o depoimento, prestado na sede da Polícia Federal em Curitiba, ainda não havia terminado.
O doleiro está preso na carceragem da PF na capital paranaense desde março. É acusado de lavagem e desvio de dinheiro.
Finalizada e homologada a delação premiada pelo STF (Supremo Tribunal Federal), o que deve levar algumas semanas, a expectativa da sua defesa é que o delator consiga cumprir pena em regime aberto, e suspenda o andamento de alguns dos processos em que é réu.
“Pela efetividade da colaboração, ele faz jus a um prêmio”, afirmou o advogado de Youssef, Antônio Figueiredo Basto.”Até pela utilidade do depoimento na situação toda, que é espantosa.”
Figueiredo Basto afirma que seu cliente nunca comandou o esquema de corrupção na Petrobras.
“Ele [Youssef] nem tinha poder para isso. Não era funcionário público, não é agente político nem trabalhava em empreiteira. Então, ele era usado por todas essas pessoas para que o esquema pudesse se movimentar.”