De olho no 13º dos consumidores e nas festividades de final de ano (Natal e Reveillón), as lojas de rua e shoppings de Curitiba irão funcionar em horário estendido a partir da semana que vem, medida que dará mais algumas horas para quem quiser ir às compras. Até mesmo os mais atrasadinhos poderão aproveitar, já que o comércio funcionará em horário especial até o dia 24 de dezembro.

No caso das lojas de rua, o horário especial de fim de ano acontecerá entre o dia 1º e 24 de dezembro, quando as empresas poderão trabalhar com seus empregados até às 22 horas de segunda a sexta-feira. Já nos sábados, as lojas poderão funcionar até às 21 horas, enquanto nos domingos o horário de funcionamento irá das 10 horas às 19 horas. No dia 24 (quarta-feira), véspera de Natal, o horário será das 9 horas às 18 horas.

Para este ano, a expectativa do comércio é que as vendas no período natalino cresçam 4% na comparação com o ano passado, de acordo com a pesquisa ACP/Datacenso. Com o pagamento do 13º, cerca de R$ 8,5 bilhões serão injetados na economia paranaense, com os trabalhadores de Curitiba recebendo mais de R$ 2,7 bilhões. Para atender a demanda e funcionar por mais tempo, praticamente metade dos comerciantes devem contratar funcionários, em sua maioria (86%) temporários.

Já nos shoppings, o horário estendido começará no dia 6 de dezembro (um sábado), seguindo acordo coletivo de trabalho (ACT) firmado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio Estabelecidos em Shopping Centers de Curitiba (Sindishopping) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Estabelecidas em Shopping Centers de Curitiba.

Pelo que foi acertado, a partir do dia 6 até o dia 18 de dezembro, os shoppings e lojistas interessados poderão abrir das 9 horas às 23 horas, inclusive sábados e domingos. Do dia 19 a 23 de dezembro, os shoppings poderão funcionar das 9 às 24 horas. Já no dia 24, o horário de funcionamento será das 9 às 18 horas. Os shoppings deverão divulgar maiores detalhes a partir da semana que vem por conta do Black Friday, que acontece nesta sexta-feira.

A expectativa da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) é que as vendas de Natal nos shoppings de todo o país registrem aumento de 3% em relação aos resultados de 2013. Apesar da alta tímida, a expectativa é grande para o período natalino, considerado a melhor época do ano para o comércio.