Com fim de ano chegando, é comum haver um aumento na procura por serviços de manutenção e reforma de casas. Além das festividades que costumam reunir as famílias, o pagamento do 13º também ajuda a reforçar a demanda por este tipo de serviço. Nas empresas consultadas pela reportagem, a procura costuma aumentar, em média, 15% já a partir de outubro. Os serviços mais buscados são para pintura e limpeza de calhas, em função da grande incidência de chuvas típicas do verão.

Na Tchê Reformas e Reparos, por exemplo, a agenda para grandes reformas só existe a partir de fevereiro. O gerente Aziel Troni revela que se for para uma pequena reforma ou pintura existe a possibilidade de conseguir uma data em 10 ou 15 dias. Mas para pequenas coisas mesmo, como a pintura de um espaço, afirma.

Com o aquecimento do mercado imobiliário, Troni afirma que este foi um ano muito bom com uma grande demanda de serviços desde janeiro. Porém, com uma maior oferta de serviço, o setor passa por dificuldades de mão de obra qualificada. E não dá para montar equipes de trabalho com pessoas sem qualificação. Já perdi dinheiro com isso. Além de ter de refazer o serviço, tive ainda de repor o material que havia sido comprado pelo cliente, conta.

As pessoas aproveitam a época para deixar a casa mais bonita para as festas de fim de ano, diz Manuel Oliva, presidente da Praquemarido, rede de franquias que oferece serviços de reformas e reparos residenciais. Outro fator que contribui para o aumento na procura de reparos é o tempo quente, que favorece alguns tipos de reparos, como a pintura de áreas internas.

Em 2013, a comparação entre o penúltimo e o último trimestre do ano revelou um aumento de 14,9% na procura por serviços. A expectativa para 2014 é manter o mesmo patamar. Em ano eleitoral, o consumidor tende a ser mais conservador, mas ainda assim o movimento obtido até agora nos permite prever que manteremos a média, afirma.

Legislação

Além de encontrar um bom fornecedor de serviços, é importante ficar atento à segurança das reformas. A legislação estabelece que sempre que for necessária a derrubada ou construção de paredes em um espaço é preciso que tenha o acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto. A medida foi tomada após a queda do edifício Liberdade, no Centro do Rio de Janeiro que resultou na morte de 17 pessoas, em 2012.

Em abril deste ano entrou em vigor a norma 16.280 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que exige a presença de um engenheiro para obras. Para trocar uma pia de cozinha, por exemplo, não é necessário um profissional habilitado. Porém, se a ideia é trocar uma bancada que aumente o peso da edificação é preciso recorrer a uma análise técnica, assim como fazer uma abertura em uma parede para instalar um ar condicionado.

Pelas novas regras, o projeto de reforma deve ainda ser submetido ao condomínio. O projeto deve apresentar dados detalhados da reforma, especificar as intervenções, profissionais envolvidos e duração da obra. O documento deve ser apresentado ao síndico que deve autorizar a obra com base em critérios e avaliações técnicas e, no final, deve fazer uma vistoria para que seja verificado se o projeto foi obedecido.

A regra vale para reformas que envolvam equipamentos industrializados (elevador, bombas), sistema hidrosanitário e de combate a incêndio, instalações elétricas e de gás, dados de comunicação, automação, ar-condicionado, exasutão e ventilação, revestimentos (fachada, pisos e parede), instalações de novos componentes, impermeabilização e vedação (esquadria, reboco e cortina de vidro), estrutura.


DICAS PARA ECONOMIZAR NA HORA DE REFORMAR

– Primeiramente, antes de iniciar a reforma de um imóvel, é aconselhável levar um engenheiro ou arquiteto ao local para uma possível avaliação e uma opinião técnica. Essa etapa é muito importante para iniciar o projeto de reforma com os pontos que precisam ser melhorados.

– Um ponto importante durante a avaliação é entender quais são as condições da parte elétrica, hidráulica, estrutura e telhados do imóvel. Fiquem atentos a esses pontos, pois demandam um tempo de execução e podem gerar um custo alto no final do orçamento.

– Durante todo o projeto de reforma é recomendado consultar um arquiteto ou engenheiro para que ele acompanhe todas as etapas para evitar qualquer tipo de surpresa que possa ser ocasionado na mudança do projeto inicial e gerar mais gastos.

– O planejamento da reforma deve incluir a pesquisa sobre custos com materiais e mão de obra de confiança. Procure sempre profissionais com alguma indicação e busque saber sobre seu trabalho antes de contratar.

– Faça um pré-orçamento antes de realizar as compras dos materiais. É preciso levar em conta a qualidade e a facilidade de manutenção de cada um deles. Em alguns casos, é necessário um maior investimento nos materiais que usamos na parte hidráulica e elétrica do imóvel.

– Hora do pagamento. Para evitar surpresas com prazos, o ideal é fazer um contrato onde deve estar estipulado os prazos para a conclusão das etapas da obra e o do pagamento.

Fonte: Properati, portal de imóveis


DICAS

Quem precisa de alvará?
A secretaria de Urbanismo exige a emissão de uma licença para a realização de pequenas reformas que não impliquem em ampliações nem modificações na estrutura, área, pavimentos e configuração da fachada, sem alteração de uso. O documento deve ser solicitado quando houver Certificado de Vistoria de Conclusão e Obras (CVCO), equivalente ao Habite-se, as edificações estiverem averbadas em registro de imóveis ou cadastradas no município com data anterior a 1965. A documentação necessária pode ser consultada no www.curitiba.pr.gov.br/conteudo/alvara-de-reforma-simplificada