Em toda a rede estadual de ensino do Paraná, educadores devem paralisar as atividades durante esta quarta-feira (26). Os professores protestam por 24 horas contra a violência em classe, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato).

A categoria recorda as agressões que ocorreram na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). No início de novembro, quando os deputados discutiam a lei que altera eleições para direções das escolas estaduais, seguranças da Casa, por ordem do presidente da Alep, deputado Valdir Rossoni (PSDB), retiraram professores contra a proposta. A situação se transformou em confusão, com alguns educadores sendo agredidos.

Entre outras reclamações dos educadores, estão o salário da categoria, fechamentos de escolas, falta de funcionários, superlotação em salas de aula e do Sistema de Atendimento à Saúde, oferecido pelo governo do estado aos funcionários públicos, entre outros

O secretário de Educação e vice-governador do Estado, Flávio Arns, segundo a Secretaria Estadual, deve receber representantes da APP-Sindicato nesta quarta. O órgão também informou que as escolas funcionam normalmente.

Em Curitiba, os professores se reúnem na Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo estadual.