A chapa Coxa Maior, oposição na eleição do Coritiba marcada para 13 de dezembro, reuniu sócios, torcedores e ex-jogadores na terça-feira à noite. Entre os presentes, estavam Tobi, Rafael, Heraldo e Gil, todos campeões em 1985. Também já declararam apoio à oposição Serginho Prestes, Carlos Alberto Dias e Ronaldo (campeões estaduais de 1989) e o meia Rafinha, que defendeu o Coxa de 2010 a 2013.

A Coxa Maior afirmou ter recebido 1.000 pessoas em evento na terça-feira, no Espaço Torres. Discursaram e foram aplaudidos pelos presentes o candidato a presidente Rogério Portugal Bacellar e os companheiros André Luiz Macias, Ernesto Pedroso e Ricardo Guerra, além do indicado para a presidência do Conselho, Pierpaolo Petruzziello. Apenas Gilberto Griebeler não pôde estar presente por causa do atraso em um voo.

Bacellar voltou a falar sobre pilares da administração proposta pelo grupo, como transparência, gestão compartilhada, reforma estatutária, valorização patrimonial e das categorias de base. “Queremos um Coritiba transparente. Todo associado, todo torcedor tem o direito de saber quanto cada jogador custou, por quanto foi vendido”, disse, lembrando o compromisso número 1 do Plano de Metas, que levará à criação do Portal da Transparência Coxa-Branca.

Ele também apontou a necessidade imediata de reestruturação do futebol profissional e a experiência de Ernesto Pedroso para conduzi-la. “Hoje temos um clube inchado. São 400 funcionários, 85 jogadores, e não se dá a atenção devida às categorias de base. O Pedroso sabe muito bem como reorganizar o futebol”.

Em um dos momentos mais emocionantes, o ex-diretor de futebol (1972 a 77) e vice-predeidente de futebol (1981-82 e 2010-12) lembrou que um dos momentos mais tristes de sua vida foi deixar o clube há pouco mais de dois anos por divergências com a atual administração. “Não concordei com o rumo que deram depois de termos chegado a duas finais da Copa do Brasil. A história mostrou quem estava certo. Nos últimos dois anos brigamos muito para não cair. Tá na hora de voltar para colocar a casa em ordem”, discursou Pedroso.

As propostas da Coxa Maior seguirão sendo apresentadas por meio de textos e vídeos nos canais oficiais (www.coxamaior.com.br, facebook.com/coxamaior, twitter.com/coxamaior e instagram.com/coxamaior).

Além do interesse demonstrado pelos sócios, a chapa ganhou a adesão de mais ex-jogadores. A campanha cresce também nas redes sociais. Na manhã desta quarta-feira a página da chapa no Facebook já estava perto de atingir a marca de 5 mil curtidas.