EDUARDO CUCOLO
BRASÍLIA, DF – A partir da próxima segunda-feira (1º), empresas brasileiras e uruguaias poderão fazer transações comerciais nas moedas desses dois países.
Esse é o segundo país com o qual o Brasil adotou o procedimento conhecido como SML (Sistema de Pagamentos em Moeda Local). Desde 2008, há acordo semelhante com a Argentina.
O uso do sistema é opcional e tem como objetivo reduzir o custo das transações entre diferentes países.
É possível fazer operações de comércio de bens e serviços (exceto serviços financeiros) e pagamentos de aposentadorias e pensões, além de transferências de pequeno valor.
No SML, o importador vai a uma instituição financeira credenciada para registrar a operação e efetivar a ordem de pagamento. A taxa de câmbio é negociada com a instituição financeira, que pode utilizar a taxa SML divulgada pelo BC.
O exportador fornece os dados bancários ao importador e recebe em sua conta corrente o valor das suas vendas. Não é necessário fechar contrato de câmbio.
Segundo o BC, o sistema deve aumentar o nível de acesso de pequenos e médios agentes às transações entre os países e aprofundar o mercado Real/Peso Uruguaio.
O acordo com o Uruguai vinha sendo negociado desde 2009, quando foi assinada uma carta de intenções entre os dois países.