Pela primeira vez, a movimentação do que pensam os consumidores brasileiros durante a próxima Black Friday, que acontece amanhã, poderá ser mostrada em tempo real. A partir do monitoramento ‘ao vivo’ do que é dito nas redes sociais, o sistema NetBase apresentará a opinião dos internautas sobre, por exemplo, onde estão as melhores (e as piores) promoções, como está o atendimento das principais lojas e quais são os produtos mais procurados. O buzz Black Friday já pode ser conferido online em http://brandblack friday.polisconsulting.com.br.
A ferramenta faz a análise a partir do registro de determinadas palavras-chave, ou seja, quantas vezes uma loja ou um produto é citado, o alcance (quantas pessoas leram) e as impressões positivas ou negativas, que são medidas em uma escala de -100 a +100.
De acordo com Alexander Schmitz-Kohlitz, CEO da Polis Consulting um pré-monitoramento com os termos Black Friday realizado entre 18 de outubro e 18 de novembro registrou mais de 33 mil menções — a maioria do público masculino. Imagine agora na semana da Black Friday, diz o executivo. As grandes redes varejistas poderão conferir em tempo real o que o consumidor pensa e rapidamente adaptar suas promoções para aumentar ainda mais as vendas.
Ano passado — Mas no dia da Black Friday, espera-se uma grande movimentação via Twitter, Facebook e Whatsapp, além dos sites de reclamação, também um ótimo indicador do comportamento do mercado e da ira dos consumidores.

Segundo o site Reclame Aqui (http://www.reclameaqui.com.br), só nas primeiras seis horas da promoção em 2013, as três lojas mais reclamadas receberam mais queixas do que as registradas para cada uma delas durante o ano. Entre as dez empresas que lideraram o ranking de problemas, até o fim da manhã, já eram mais de mil reclamações.
A Fundação Procon-SP sugeriu aos consumidores em 2013 que, caso se deparassem com problemas como promessa de promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Blacky Friday, ou mudança de preço no momento da finalização da compra feita por meio da internet, por exemplo, denunciem nas redes sociais.
Na Black Friday do ano passado, os consumidores e usuários usaram no Twitter (@proconspoficial) usando hashtag #deolhonaBlackFriday — ou no https://twitter.com/#deolhonaBlackFriday — o consumidor pode denunciar problemas ou receberam informações.

O mesmo procedimento foi feito no Facebook (www.facebook.com/proconsp). O Procon-SP também colocou na internet uma lista de sites não recomendados para compras virtuais.
E foram tantas as reclamações desde o evento de 2012 que a Camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o Busca Descontos (responsável pelo www.BlackFriday.com.br), criou o selo Black Friday Legal. Recebem o selo os e-commerces que que assinam o Código de Ética da data e se comprometem com as melhores promoções ao consumidor.
A lista completa de lojas que recebem o selo este ano está disponível em http://blackfriday.com.br/legal. Já o código de ética pode ser lido em http://www.camara-e.net/blackfriday/codigo.html.

Veja onde encontrar ajuda

Busca Descontos — Portal com foco exclusivo em promoções e que conglomera cupons de descontos, o Busca Descontos — http://www.buscadescontos.com.br — reúne as principais ofertas dos maiores players do e-commerce nacional. O portal conta com uma base de 12 milhões de usuários cadastrados, que recebem as principais ofertas por email. O canal traz ao consumidor descontos em eletrônicos, eletrodomésticos, informática, celulares, CDs e DVDs, livros, games, vestuários, perfumes, móveis, viagens, entre outras categorias

JáCotei — O site comparador de preços JáCotei está preparado para o Black Friday 2014. Além do Light Friday – Compre no Claro, que fez sucesso em 2013 indicando com um ícone de uma lanterna as ofertas que estavam com descontos reais na Black Friday, este ano os consumidores podem acompanhar diariamente a variação dos preços dos produtos de interesse e ainda acumular pontos e milhas nos programas Smiles e Multiplus nas compras que efetuarem pelo JáCotei. Desde o dia 15/11 quem acessa o www.jacotei.com.br pode incluir os produtos que tem interesse de comprar no Black Friday

NetBase — O site apresentará a opinião dos internautas sobre, por exemplo, onde estão as melhores (e as piores) promoções, como está o atendimento das principais lojas e quais são os produtos mais procurados. O buzz Black Friday já pode ser conferido online em http://brandblack friday.polisconsulting.com.br

Legal — A lista completa de lojas que recebem o selo Black Friday Legal da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, em parceria com o Busca Descontos, pode ser vista no http://blackfriday.com.br/legal. Recebem o selo os e-commerces que que assinam o Código de Ética da data e se comprometem com as melhores promoções ao consumidor neste ano

Zoom — O site comparador de preços e produtos montou uma grande operação para amanhã, abrindo canais no Facebook e no Twitter para manter contato com os consumidores/usuários. Especialistas de produtos do Zoom estarão à disposição para sanar dúvidas dos consumidores, via e-mail na área Fale com a gente do site da empresa , no Facebook , e no Twitter