A Prefeitura iniciou nesta semana uma nova operação de desratização e serviços especiais de limpeza nas praças da área central da cidade. O serviço, destinado a controlar a população de roedores, é feito o ano inteiro, sempre na última semana de cada mês, nas praças Tiradentes, Osório, Santos Andrade, Generoso Marques, Japão e Zacharias. Todos esses locais são, também, lavados uma vez por mês.
Os cuidados são redobrados nas praças que sediam as tradicionais feiras especiais de Natal e outras que comercializam alimentos durante o ano. Todas elas são lavadas antes da instalação das barracas e depois de encerrado cada evento. Além disso, os feirantes passam por triagem e são instruídos sobre as normas para manuseio adequado de alimentos, acondicionamento, transporte, temperatura e descarte corretos. O trabalho é fiscalizado pela Vigilância Sanitária.
Durante todo ano o descarte irregular de restos de alimentos nas áreas públicas da cidade é a principal causa da presença de ratos, insetos e pombos. Em 2013, Curitiba registrou 114 casos confirmados de leptospirose, com 13 óbitos e índice de letalidade de cerca de 13%. Neste ano, foram registrados, até agora, 76 casos, com seis óbitos, correspondendo a uma taxa de letalidade de 7,9%.