Caminhada Pare a Dor volta a Curitiba no próximo dia 30. A ação alerta para os cuidados com dor crônica e reunirá população e especialistas no Parque Barigui, a partir das 9h30. O movimento, que desde 2009 reúne especialistas no combate a dor, continua com os encontros mensais na capital paranaense, com o lema A dor para a vida das pessoas – Pare a Dor.
Estima-se que cerca de 60 milhões de pessoas sofram com problemas de dor crônica no país, aquele mal que persiste ou recorre por mais de três meses.  E os especialistas afirmam que sentir dor não é normal, mas tem tratamento. Existem muitas maneiras de atenuar seus efeitos e uma delas é a prática de algum tipo de exercício físico, como a caminhada.
Para a cinesiologista Mariana Schamas, além dos muitos benefícios à saúde, a atividade física é reconhecida como um método não medicamentoso de grande impacto na melhora da dor, do humor e da qualidade de vida.  Segundo Mariana, recomenda-se, pelo menos, a prática de exercício físico diária de 30 minutos, de 3 a 5 vezes por semana.