A Guarda Municipal de Curitiba fez, na terça-feia, a primeira prisão de um homem acusado de molestar  uma mulher no transporte coletivo em Curitiba. A prisão ocorreu horas depois do lançamento da campanha Busão sem abuso, que visa conscientizar a comunidade sobre o assunto e estimular a denúncia. O caso foi denunciado por duas passageiras, na linha Ligeirinho Pinhais/Campo Comprido.
O homem de 38 anos foi abordado pelos agentes do Módulo da Guarda Municipal da Praça Eufrásio Correia. Tentou fugir quebrando o vidro de uma das janelas do ônibus. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia da Mulher, onde pagou fiança e foi liberado. No entanto, o acusado responderá a inquérito policial pelo crime de dano ao patrimônio público e, consequentemente pelo crime do artigo 65 da Lei de Contravenções Penais que é o de molestar alguém ou perturbar-lhe a tranquilidade, por acinte ou por motivo reprovável.
O diretor da Guarda Municipal, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, conta que as vítimas comunicaram o ocorrido ao motorista que desviou a rota e dirigiu-se até a praça, onde há um módulo da Guarda. Os agentes da Guarda e motoristas de ônibus receberam capacitação, medida prevista na campanha, sobre como agir neste tipo de caso. Essa orientação, assim como a campanha, é uma ação em parceria entre a Prefeitura de Curitiba, sindicato dos motoristas (Sindimoc) e sindicato das empresas do transporte coletivo (Setransp).