Fãs decepcionados por não poderem ver o trailer de “Star Wars: Episode VII – The Force Awakens” no momento de sua estreia –programada para ocorrer em um número selecionado de cinemas americanos neste fim de semana– não têm mais do que reclamar. O teaser de 88 segundos estará disponível no iTunes a partir de sexta-feira (28).

A produção do esperado sétimo episódio da saga divulgou a informação nesta quarta-feira (26), pela conta oficial do filme no Twitter, atendendo assim aos lamentos de milhares de espectadores. “Que a força esteja com vocês quando o teaser de ‘The Force Awakens’ chegar ao iTunes na Black Friday”, diz a mensagem, fazendo uma referência a célebre citação dita pelos cavaleiros jedi.

A princípio, o trailer seria exibido em 30 salas de cinema dos Estados Unidos, antes de qualquer uma das produções em cartaz –de estilos tão diversos quanto “Interestelar” e “Penguins de Madagascar”. A medida foi criticada pelos fãs, não só por ser restrita a quem mora perto de uma das salas escolhidas, mas porque pessoas não tão interessadas veriam o teaser, sem querer.

O lançamento ocorrerá estrategicamente durante o feriado de Ação de Graças nos EUA, que tradicionalmente leva milhares de famílias aos cinemas americanos. Segundo o site “The Verge”, a nova estratégia está mais de acordo com a promoção do filme que tem sido feita até agora, utilizando a internet. O diretor J.J. Abrams, por exemplo, usou o Twitter para dar algumas pistas sobre o esperado episódio sete, como a aparição da nave Death Star e do tabuleiro de xadrez da Millennium Falcon.

Desde que a continuação de uma das maiores franquias do cinema foi anunciada, um frenesi ressurgiu em torno da saga, com fãs especulando o que os espera no novo filme. A ansiedade tem seu motivo: o projeto é mantido em segredo pela produção, que alimenta o mistério de tempos em tempos com pequenas dicas sobre a trama. “Star Wars: Episode VII – The Force Awakens” chega aos cinemas brasileiros dia 17 de dezembro de 2015.