DIEGO IWATA LIMA, ENVIADO ESPECIAL, E PAULO PEIXOTO
BELO HORIZONTE, MG – O esquema de segurança do time atleticano e principalmente dos 1.813 torcedores que foram ao estádio (número de ingressos disponibilizados pelo Cruzeiro) funcionou muito bem, segundo a Polícia Militar. Não ocorreu nenhum incidente.
Devido à grande rivalidade que cerca o clássico Atlético e Cruzeiro, a PM colocou 3.200 para trabalhar nessa noite, além do policiamento normal dos bairros.
Apesar da expressiva minoria no estádio, os jogadores atleticanos puderam sentir o calor da sua torcida na manifestação de apoio em frente à Cidade do Galo, local de concentração e treino do Atlético.
Cerca de 1.400 torcedores, segundo a PM, acompanharam a saída do time para o Mineirão e escoltaram o ônibus em dezenas de carros até um certo ponto permitido pela polícia. Na chegada, poucos cruzeirenses viram o ônibus atleticano chegar.
O mesmo ocorreu com a torcida, que foi orientada a ir para o ginásio do Mineirinho, que fica ao lado do Mineirão, sem nenhuma vestimenta que a identificasse. Somente no Mineirinho os torcedores colocaram a camisa atleticana e acessaram o estádio por uma passarela, que foi cercada por tapumes de aço.
“Foi tudo muito tranquilo. O problema mesmo foi o preço. Além do ingresso caro (R$ 500), o estacionamento é R$ 50”, disse Luiz Henrique silveira, 49, comerciante.
No estádio Independência, onde o Atlético manda seus jogos, cerca de 5.000 torcedores vão acompanhar a partida por telões. Lá também o policiamento foi reforçado.
DETENÇÕES
A PM deteve ao menos 15 torcedores do Cruzeiro no acesso ao Mineirão porque vestiam camisas e usavam bonés de torcidas organizadas que estão proibidas de acessar aos estádios: Máfia Azul e Pavilhão Independente.
No jogo de ida, há duas semanas, oito da Galoucura também tinham sido presos.
Galoucura, Máfia Azul e Pavilhão Independente estão proibidas de usar seus símbolos e marcas em um raio de cinco quilômetros dos estádios em dias de jogos.
O motivo são os tumultos em jogos passados envolvendo Atlético e Cruzeiro. A Justiça impôs a decisão por seis meses.
Individualmente ou em grupos, contudo, seus integrantes podem ir aos estádios, desde que sem portar os símbolos.
Por volta das 16h desta quarta (26), a Polícia Militar (PM) prendeu sete torcedores (sendo quatro de uma uniformizada do Botafogo-RJ e três da Galoucura, torcida organizada do Atlético-MG) em um galpão na região oeste de Belo Horizonte.
No local, foram encontrados um revólver calibre .32, quatro cartuchos, e diversos cabos de machado e de picaretas.