SÃO PAULO, SP – Sete meses após assumir o comando do Atlético-MG, o técnico Levir Culpi conquistou nesta quarta-feira (26) seu segundo título pelo clube no ano. A conquista veio após a vitória sobre o rival Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, no jogo de volta da final da Copa do Brasil.
Na caminhada rumo ao título, o primeiro nacional desde 1971, Levir perdeu o meia-atacante Ronaldinho, teve que superar casos de indisciplina e viu um elenco aguerrido que conquistou viradas históricas.
A saída de Ronaldinho foi antes do início do torneio. Após desavenças com o treinador, o jogador deixou o clube logo após o título da Recopa Sul-Americana ainda em julho.
Pouco mais de um mês depois, o Atlético-MG estreou contra o Palmeiras na Copa do Brasil. Dos 21 jogadores relacionados para a primeira partida, três foram afastados no início de novembro após indisciplina: os atacantes Jô e André e o lateral esquerdo Emerson Conceição.
Nenhum deles participou das duas viradas históricas conquistadas pelo clube na competição. A primeira foi sobre o Corinthians. Depois de perder o primeiro jogo por 2 a 0 e sair atrás no placar na segunda partida, a equipe mineira virou o placar e venceu por 4 a 1, pelas quartas de final da competição.
Na fase seguinte, a história se repetiu. Foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0, no Maracanã, e saiu perdendo por 1 a 0, mas reverteu o resultado com o mesmo placar.
Com o título desta quarta-feira, Levir Culpi sagrou-se bicampeão da Copa do Brasil. O primeiro troféu foi em 1996 justamente com o rival desta noite, o Cruzeiro.
O treinador também foi duas vezes vice-campeão do torneio. Em 1998 com o próprio Cruzeiro e em 2000 com o São Paulo.