Motos e viaturas estão reforçando as rondas da Guarda Municipal de Curitiba no entorno e dentro do cemitério da Água Verde. A operação teve início nesta quinta-feira (27) e se estenderá até o fim de dezembro.

Nesta época há um grande fluxo de pessoas no cemitério, disse o chefe de Núcleo da Guarda Municipal do Portão, inspetor Airton Sebastião Machado. Segundo ele, devido ao recadastramento obrigatório de túmulos, que encerra em janeiro, é comum haver filas no setor da administração.

Ele citou ainda a Escola Municipal São Luiz e a feira livre noturna realizada às terças-feiras, ao lado do cemitério, como geradores de intenso fluxo de pedestres na região. A operação privilegia o uso das motocicletas por serem mais ágeis, inclusive nas rondas realizadas dentro do cemitério, disse o inspetor.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Água Verde, Paulo Roberto Goldbaum Santos, elogiou a parceria firmada entre a comunidade e a Guarda Municipal. Graças a esta integração, houve uma diminuição de até 70% no número de ocorrências, como roubos de carros e furtos no entorno do cemitério, disse Santos.

Ele atribui o resultado não apenas ao trabalho da Guarda Municipal, mas a um projeto maior, desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba. Segurança é um conjunto de ações e tivemos muito apoio da Prefeitura na reurbanização da nossa região, disse. Ele cita como exemplos a melhoria da iluminação públicas, nas calçadas e asfalto, bem como poda de árvores. Tudo isso, aliado ao trabalho da Guarda, favorece a segurança, comentou.

A população tem sido orientada a cada vez mais atuar em parceria com a Guarda Municipal. Denúncias e sugestões podem ser feitas pelo fone 153. E a comunicação tem dado resultados. Um exemplo recente, segundo Santos, foi o trabalho intenso realizado pela Guarda na feira noturna da Água Verde. A população não podia mais frequentar o local, devido a problemas como badernas, vandalismo, consumo de drogas e furtos que ocorriam no local. Após as operações noturnas feitas pela Guarda, conseguimos zerar o número de ocorrências, comemorou.

O bairro Água Verde tem uma população média de 51,4 mil moradores e está localizada na Administração Regional do Portão.