Nesta sexta (28) e sábado (29), Curitiba sediará, pelo segundo ano consecutivo, a etapa sul PR do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) 2014/2015. Realizado em 80 países, o programa envolve mais de 200 mil crianças e jovens, de 9 a 16 anos, visando despertar o interesse delas em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. No Brasil, o evento é promovido pelo Sesi, For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST) e pela LEGO Education.

Este ano, o tema do torneio é Como pode ser a aprendizagem no futuro? É possível tornar a busca pelo conhecimento mais instigante, criativa e desafiadora?. As 32 equipes formadas por alunos de escolas públicas e particulares do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro pesquisaram formas inovadoras de ajudar alguém a aprender, seja com novas ferramentas, tecnologias ou técnicas de ensino. A ideia foi criar uma solução divertida ou que facilite o processo ensino aprendizagem de algum conteúdo, explica Raquel Nascimento, coordenadora do Torneio no Paraná.

Também com base no tema, os competidores planejam, projetam, constroem e programam robôs com a tecnologia LEGO Mindstorms. As equipes são compostas por até 12 alunos de escolas públicas, privadas ou de comunidades, mediados por um adulto mentor. Durante o evento são avaliadas e premiadas as equipes que mais se destacarem nas categorias Projeto de Pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), Design do Robô, Core Values (inspiração, trabalho em equipe e gracious professionalism) e Desafio do Robô.

A iniciativa fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando o aluno a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. O Torneio trabalha com diversos Valores que são absorvidos pelos jovens e, com certeza, serão levados para o resto da vida. Entre eles destacaria, Nós honramos o espírito de competição amigável, O que descobrimos é mais importante do que o que ganhamos; Nós compartilhamos as nossas experiências com os outros, ressalta Raquel.

Para o aluno do Colégio Sesi de São José dos Pinhais, Evandro Fernandez, de 14 anos, a experiência do trabalho em equipe é o que realmente ficará marcado para ele nesta primeira participação no First Lego League. O desafio foi muito maneiro. A área do conhecimento é enorme e pensar em novas formas de aprendizado foi muito bacana.

Evandro faz parte de uma equipe de nove alunos que foram escolhidos após uma dinâmica de raciocínio lógico e criatividade, realizada dentro do Colégio. Assim que tivemos a definição do tema desta edição do evento, começamos a desenvolver a pesquisa para apresentar nossa proposta de tornar o conhecimento mais criativo. Nossa equipe apresentará um site responsivo que fala sobre matemática financeira de forma inovadora, diferente de tudo o que já existe, usando recursos como vídeos, músicas, histórias encenadas e até mesmo piadas, adianta a professora de matemática e robótica do Colégio Sesi, Wilma Leonor Santana, mentora da equipe do aluno Evandro.

No Brasil, estão sendo realizados dez Torneios Regionais (AM, BA, GO, MG, PR, SP, ES, RN, RS e DF) que levarão os primeiros colocados ao Torneio Nacional que será realizado em Brasília, no próximo ano. No Torneio Nacional serão classificados os times para participar dos torneios internacionais.

Os vencedores serão conhecidos no sábado (29), às 17h30, no Campus da Indústria – Pavilhão Horácio Coimbra. Saiba mais sobre o Torneio de Robótica FLL em http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/iniciativas/programas/torneio-de-robotica-fll/2013/10/1,26236/perguntas-frequentes.html

 

Acompanhe a programação:

FLL ROBÓTICA

28/11

8h às 9h – Recepção dos times.

9h as 10h – Cerimônia de Abertura.

10h às 11h – Reunião com os Técnicos e Mentores, Alinhamento dos Juízes, e Palestra Magna sobre Inovação e Tecnologia para os times.

11h às 11h40 – Avaliação dos times nas salas e round´s.

11h40 às 13h – Almoço.

13h às 18h – Avaliação dos times nas salas e round´s.

18h30 às 20h30 – Festa da Amizade.

29/11

8h às 8h20 – Recepção dos times.

8h20 às 11h40 – Avaliação dos times nas salas e round´s.

11h40 às 13h – Almoço.

13h às 14h – Avaliação dos times nas salas e round´s.

14h20 às 15h – Round´s finais – Desafio da mesa.

15h às 16h – Deliberações dos juízes.

16h às 18h – Cerimônia de encerramento, entrega das premiações.