O Hospital Evangélico, em Curitiba, continua fechado sem previsão de reabertura. Desde a última terça-feira, 25, o hospital parou de atender novos pacientes alegando uma crise financeira. Os Hospitais Cajuru e Trabalhador estão atendendo os pacientes que estão sendo redirecionados e está havendo uma sobrecarga no sistema de saúde.

De acordo com o Hospital Evangélico, os atendimentos deveriam voltar ao normal na manhã de ontem. Entretanto, até a manhã desta quinta, não havia previsão para a reabertura do pronto socorro.

A Secretaria Municipal da Saúde notificou a direção do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba ontem para que apresentasse, em 24 horas, um plano de resolução dos problemas de falta de insumos básicos que culminaram na suspensão dos atendimentos e internamentos no local. Assim que houve a suspensão das atividades, a secretaria enviou ao hospital uma equipe de auditoria para verificar a ocorrência e elaborar o relatório que serve de base à notificação.

Ainda na quarta-feira, a secretaria também enviou para o Evangélico uma equipe de monitoramento para acompanhar a situação e garantir a assistência à população. Todos os pacientes de procura direta deverão necessariamente passar pela triagem do hospital. Segundo a Prefeitura, essa equipe deverá permanecer no hospital.

Na terça, a equipe de auditoria da secretaria verificou que havia 239 pacientes internados no Evangélico, dos quais 30 com previsão de alta. As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do hospital funcionavam regularmente.