ARTUR RODRIGUES
SÃO PAULO, SP – A Prefeitura de São Paulo abriu nesta quinta (27) os dados de todas empresas públicas, autarquias e fundações municipais. Os relatórios mostram que importantes órgãos da área de saúde e habitação, por exemplo, deixaram de cumprir metas.
A abertura dos dados foi feita pela Controladoria Geral do Município e Secretaria Municipal de Finanças, no portal da transparência municipal. Entre os dados disponibilizados e tabulados, estão fluxos de caixa, compromissos de desempenho institucionais e salários pormenorizados dos funcionários.
“Administração indireta tende a ser mais fechada que a administração direta”, afirmou o controlador-geral, Mário Spinelli. “Com os dados, o cidadão poderá, por exemplo, verificar se as metas do compromisso de desempenho operacional foram cumpridas.”
Um dos relatórios disponibilizados constata, por exemplo, situação de “atenção” a respeito da prestação de contas da Autarquia Hospitalar Municipal. Entre os pontos citados como preocupantes, está o cumprimento de apenas 12% da meta de novos leitos, que são diretamente ligados à construção de hospitais.
A Cohab (Companhia Habitacional) foi uma das que apresentaram piores resultados. O relatório destaca que a companhia não cumpriu metas econômicas e que só investiu 40% do estimado em 2013.
“Com relação aos indicadores de qualidade na prestação de atividades de interesse público e de ações visando ao aumento de produtividade, podemos notar que a maioria do que estava previsto não se concretizou”, afirma o relatório.
Já a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana) investiu apenas 11% do previsto –a justificativa dada foi o não recebimento de recursos do Ministério das Cidades. O órgão demonstrou alto grau de dependência de recursos municipais (98,2%).
A reportagem enviou e-mail questionando a prefeitura sobre os apontamentos. A administração municipal ainda não se manifestou.