SÃO PAULO, SP – Um ataque suicida cometido nesta quinta-feira (27) por um homem que dirigia uma moto atingiu um veículo da embaixada britânica em Cabul, capital do Afeganistão, e deixou ao menos cinco mortos e mais de 30 feridos, informaram autoridades.
Entre os mortos há um cidadão britânico. Os demais eram afegãos, segundo comunicado do Ministério do Interior.
Algumas horas depois do atentado, uma forte explosão seguida de disparos foi registrada no distrito central de Wazir Akbar Khan, onde estão localizadas embaixadas e residências de estrangeiros.
Uma explosão foi causada por um carro-bomba, segundo um comandante militar. Ele disse ainda que o alvo era uma hospedaria de estrangeiros.
“Dois ou três insurgentes entraram no local. Nossas forças estão lá e os combates estão ocorrendo”, disse o comandante Qadam Shah Shaheem.
O grupo radical Taleban, banido do poder quando os EUA invadiram o país em 2001, assumiu a responsabilidade pelos ataques, no momento em que a maior parte das tropas estrangeiras se prepara para deixar o país no fim do ano.
Kenishka Turkistani, porta-voz do Ministério da Saúde, disse que 34 pessoas ficaram feridas no primeiro atentado –incluindo cinco crianças.
A detonação pôde ser ouvida em toda a cidade de Cabul e uma coluna de fumaça era vista no local do atentado, na rua Jalalabad, uma importante via onde estão situados vários prédios militares e missões estrangeiras.
Os atentados ocorrem três dias depois da morte de dois soldados americanos em outro ataque com bomba na capital afegã.
FORÇAS ESTRANGEIRAS
O Reino Unido retirou suas últimas tropas do sul do Afeganistão na segunda-feira (24), depois de 13 anos de conflito que custaram a vida de 453 soldados britânicos.
A maior parte das forças da Otan, lideradas pelos Estados Unidos, vai se retirar do país até o final de dezembro. Depois, um contingente de 12.500 pessoas será mantido para uma missão de assistência e formação das forças de segurança locais.
O Parlamento afegão aprovou nesta quinta-feira (27) o acordo que autoriza a manutenção desse contingente estrangeiro.