Com a grande mudança nas condições atmosféricas, por conta da volta dos temporais e chuvas volumosas, várias partes do país vão terminar o mês com chuva acima da média. De acordo com Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, o mês de dezembro deve apresentar quatro frentes frias que vão avançar pelo Brasil. Todas devem chegar ao Sudeste trazendo mais chuva.

Neste mês, com falta de bloqueios na circulação dos ventos, cinco massas de ar polar conseguiram avançar sobre o Centro-Sul do país. Todas alcançaram o Sudeste e duas delas tiveram força suficiente para avançar até o norte da Bahia e Sergipe, o que não é comum para esta época do ano. Com isso houve uma melhor distribuição de umidade sobre o Brasil, já que o clima ajudou a formar e a manter grandes áreas de instabilidade sobre o sudeste e o centro-oeste e também em algumas áreas do norte.

No Nordeste, o avanço de duas frentes frias provocaram chuva forte e volumosa em áreas de todos os estados, que causaram alagamentos e enchentes atípicas para novembro.

Paraná —  No Paraná persistem as condições para chuvas em pontos isolados até o início da próxima semana.