SÃO PAULO, SP – Os setores de casa e decoração e vestuário são os que estão anunciando maiores descontos aos consumidores virtuais na Black Friday, festival de ofertas promovido pelo comércio nesta sexta-feira (28). A avaliação é de um levantamento feito pelo site CupoNation, que distribui cupons para compras no comércio eletrônico. A empresa rastreou descontos anunciados de 10 mil produtos em dez categorias –a companhia tem cerca de 2.500 lojas cadastradas. De acordo com a pesquisa, os produtos para a casa têm oferta média de 50%, assim como os de vestuário, seguidos pelos esportivos (46%). O setor que apresenta maior tíquete médio, ou seja, o valor de cada compra, é o de viagens, com R$ 1.365, à frente dos eletrônicos (R$ 1.025) e dos eletrodomésticos (R$ 906) -são mercados em que, naturalmente, os valores dos produtos são mais altos. A maioria das lojas on-line participantes da Black Friday começou a oferecer os descontos na noite desta quinta-feira (27). De acordo com a medição da empresa de detecção de fraudes ClearSale, desde as 20h de ontem, o comércio virtual faturou ao menos R$ 165 milhões –foram ao menos 359,7 mil transações, com um valor médio de compra de R$ 460,46 em cada uma. Como cerca de 80% das transações passam pelo sistema da companhia, ela consegue indicar o volume de vendas.