Veja algumas atrações deste fim de semana nos espaços da Fundação Cultural de Curitiba:

Mostra Animal

A Cinemateca de Curitiba recebe durante o fim de semana (dias 29 e 30) a V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais. Serão exibidos 22 filmes independentes, profissionais, curtas, médias e longas-metragens. O foco é no cuidado e nos direitos dos animais.

Entre os temas abordados nas produções estão os experimentos científicos, o abandono de animais domésticos, a exploração para entretenimento e a relação dos animais com o homem e com a natureza. Além da exibição dos filmes, haverá bate-papos com diretores, produtores e convidados. Durante os dois dias de evento, acontece também uma exposição com venda de produtos éticos (alimentos, livros e peças de vestuários).

V Mostra Animal – Mostra Internacional de Cinema Pelos Animais
Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 – São Francisco).
Data: 29 a 30 de novembro de 2014, sábado e domingo, das 14 às 21h45.
Ingressos gratuitos.


Apresentação dos alunos do Conservatório

Os alunos do Conservatório de MPB de Curitiba, mantido pelo Instituto Curitiba de Arte e Cultura (ICAC), órgão responsável pela gestão da área musical da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), encerram as atividades de 2014 com espetáculos gratuitos, dentro do programa Afina-se.

SEXTA – 28 NOV – 18h30
Local: 
Conservatório de MPB – Auditório Nhô Belarmino
Turmas: PERCUSSÃO (Vina Lacerda) e VIOLÃO (Fabiano Tiziu)

SÁBADO – 29 NOV – 14h
Local:
 Conservatório de MPB – Auditório Nhô Belarmino
Turma: PIANO PARA CRIANÇAS (Nilza Merlim Backes)

SEGUNDA – 1º DEZ – 19h
Local: Teatro do Paiol
Turmas: FLAUTA TRANSVERSAL (Zélia Brandão), BANDOLIM E PRÁTICA DE CONJUNTO DE MPB (Rodrigo Simões) e CANTO POPULAR (Joubert Guimarães)


Veja toda a programação no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br


Endereços:

Conservatório de MPB de Curitiba – Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico – telefone: (41) 3321-3208.
Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro s/n – Prado Velho – telefone: (41) 3213-1340.
Capela Santa Maria Espaço Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro – telefone (41) 3321-2845
Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3.430 – telefone: (41) 3229-4458
Entrada franca
Informações: Coordenação Pedagógica do Conservatório de MPB de Curitiba – telefone: (41) 3321-3318


Spirituals – Homenagem à Consciência Negra

A Capela Santa Maria Espaço Cultural abriga o espetáculo Spirituals – Homenagem à Consciência Negra, com a vocalista, pianista, compositora e maestrina norte-americana Diane White-Clayton no comando do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As apresentações acontecem às 20h de sexta-feira (28) e às 18h30 de sábado (29).

Apresentações do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), sob a regência de Diane White-Clayton (Estados Unidos), autora das obras reunidas no concerto Spirituals – Homenagem à Consciência Negra, além de atuar como soprano solo. Também sobem ao palco, como instrumentistas convidados, Fábio Cardoso (piano), Isaac Andrade (violoncelo), Valmir Pêgas (bateria), Marcos Vizetti (guitarra) e Carlos Ribeiro Júnior (contrabaixo elétrico). Completam o programa as participações como solistas dos seguintes integrantes do Coro da Camerata: Naura Sant’Ana e Luísa Fávero (sopranos), Ariadne Oliveira (contralto) e Marcelo Dias (baixo).

Datas e horários: dia 28 de novembro (sexta-feira), às 20h, e dia 29 de novembro de 2014 (sábado), às 18h30.
Local: Capela Santa Maria – Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada). Pagamento somente em dinheiro.


Coral Brasileirinho

Para festejar a maioridade completada no último dia 7 de outubro, o Coral Brasileirinho preparou uma verdadeira viagem musical com o espetáculo Você já foi à Bahia?, em homenagem ao centenário de nascimento do compositor baiano Dorival Caymmi. As apresentações acontecem no Auditório Poty Lazzarotto do Museu Oscar Niemeyer (MON), às 18h de sábado (29) e às 16h de domingo (30), além de ensaio aberto gratuitamente ao público, às 20h desta sexta-feira (28).


Roda de Leitura – Uma viagem da gravura ao graffiti

Com o intuito de agir preventivamente contra a pichação dos imóveis urbanos, eles idealizaram uma roda de leitura em que contam a história do grafite, associando-o às diferentes formas de expressão do homem, desde os tempos das cavernas até os dias atuais.

Local: Casa da Leitura Wilson Bueno – Portão Cultural (Av. República Argentina, 3430)
Data e horário: 29 de novembro (sábado), às 10h30
Entrada franca.