RIO DE JANEIRO, RJ – Maior árvore de Natal flutuante do mundo segundo o livro de recordes Guinness, a tradicional Árvore da Lagoa será inaugurada neste sábado (29) a partir das 20h no Parque do Cantagalo, na lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio.
A árvore chega à sua 19ª edição com 85 metros de altura e 542 toneladas, o equivalente a um prédio de 28 andares.
A cerimônia de inauguração será apresentada pelo ator Claudio Lins.
Os shows da festa desse ano serão do Coral da Fundação Bradesco, da atriz Laila Garin (que vive Elis Regina no espetáculo “Elis, a Musical”), da cantora Simone e da Família Lima, além da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Depois, a grandiosa árvore será acesa. O tema deste ano será “Um Natal de Luz”.
A narrativa, contada por meio das 3,1 milhões de microlâmpadas que iluminam a árvore, trará a história de um ciclo de luz: primeiro virão as estrelas, depois a luz do sol e depois o sol poente, que abre alas para a entrada da lua e suas quatro fases – nova, crescente, cheia e minguante.
Depois virão as luzes das velas que iluminam as casas das famílias e, finalmente, pisca-piscas e adornos verdes e dourados para celebrar a chegada de “Um Natal de Luz”.
Um carrilhão eletrônico importado da Itália – semelhante ao usado na Basílica de São Pedro, no Vaticano – reproduzirá eletronicamente os sons das badaladas de sinos originais.
Quem assina a cenografia é Abel Gomes, cenógrafo desde a primeira edição, em 1996. Sua empresa, a P&G Cenografia, já atuou no réveillon de Copacabana, em shows como o Rock in Rio e fará os grandes eventos das Olimpíadas de 2016, incluindo abertura e encerramento.
Ao final da cerimônia, haverá a tradicional queima de fogos.
Ele será exibido em outros bairros da cidade nos “Naves do Conhecimento”, espaços comunitários digitais promovidos pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia da Prefeitura do Rio de Janeiro que têm o objetivo de disseminar a inclusão digital. Também será possível assistir à inauguração pela internet.
O espetáculo de inauguração atraiu, nas últimas três edições, cerca de 100 mil pessoas em torno da lagoa Rodrigo de Freitas. O MetrôRio vai disponibilizar, das 18h às 23h, ônibus exclusivos saindo da estação General Osório, em Ipanema, para levar os usuários à inauguração. No domingo, o serviço será das 18h às 22h.