BRASÍLIA, DF – A presidente Dilma Rousseff terá uma reunião com líderes da base aliada da Câmara e do Senado Federal na próxima segunda-feira (1).
O encontro acontece numa semana decisiva para o Palácio do Planalto: o Congresso Nacional pode votar, finalmente, a proposta que permite ao Executivo descumprir a meta de economia para pagamento de juros da dívida pública em 2014, o chamado superavit primário.
A manobra fiscal está agendada para ser debatida na terça-feira, após ser adiada por duas vezes nesta semana. A própria base aliada contribuiu para a demora –PMDB, PR, PP e Pros estão entre os que colaboraram para o atraso, esvaziando a sessão sobre o tema.
Um dos motivos para alongar a discussão é a composição, ainda em andamento, dos ministérios do segundo mandato de Dilma. Nesta semana, foram anunciados três nomes da área econômica, mas outras mudanças são previstas, como para as pastas de Agricultura e Minas e Energia.
Ontem, foram confirmadas as escolhas de Joaquim Levy e Nelson Barbosa para as pastas da Fazenda e Planejamento, respectivamente, além da manutenção de Alexandre Tombini à frente do Banco Central.