A temporada da Stock Car chega ao final neste domingo (30), no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, em um ano marcado pela quebra de várias marcas na principal categoria do automobilismo brasileiro. Oito pilotos reúnem chances matemáticas de conquistar o título, 14 subiram ao topo do pódio e sete ganharam uma corrida pela primeira vez. A corrida está marcada para as 10h30.

Apesar do favoritismo de Rubens Barrichello (Full Time), que lidera a classificação e depende apenas de um quarto lugar, a pontuação em dobro da última etapa deverá manter o suspense até a bandeirada quadriculada.

Muito do equilíbrio inédito na época dos pontos corridos – após alguns anos no formato dos playoffs com os 10 melhores da fase classificatória – foi gerado pelo sistema de rodadas duplas. A decisão de buscar a vitória ou priorizar a soma do maior número de pontos possível embaralhou o campeonato e criou novos protagonistas.

Paranaense mais bem colocado na temporada (4º colocado), Júlio Campos acredita que o processo de renovação do grid propiciou o amadurecimento de vários deles. “Há um pessoal que chegou há poucos anos e hoje já está muito mais adaptado. A consequência natural é que os resultados também apareçam”, argumenta. Campos ainda lamenta a quebra no Velopark, quando liderava a prova com folga e abandonou por causa da explosão de um disco de freio. “Apenas com essa corrida eu estaria na frente ou muito próximo do Rubinho, sem depender nem da segunda bateria”, lembra.

Campos sabe que terá uma tarefa difícil pela frente num dia mais do que especial – nascido em Curitiba e morador da cidade, receberá o apoio da família, amigos e torcedores paranaenses. Diferentemente das corridas anteriores, o pit stop obrigatório para troca de pneus foi abolido e o ritmo deverá ser alucinante do início ao fim. Para ser campeão, no cálculo mais simples, precisa ganhar, torcer para que Barrichello chegue no máximo em 13º e o vice-líder Átila Abreu não vá além de um 5º. “Sei que não será fácil, mas temos primeiro de fazer a nossa parte. Fizemos um levantamento da primeira bateria dos finalistas e todos tiveram algum problema. Nossa equipe vem fazendo um ano fantástico, não dá para reclamar de nada, e nosso carro vem andando bem em todas as pistas”, observa.

Neste sábado (29), depois de mais uma sessão de treinos livres, os carros voltam à pista para as duas tomadas de tempo que definirão a ordem de largada. O qualifying ganhou importância capital por diversos motivos: não haverá necessidade de pit stop, a prova é tudo ou nada para os candidatos ao título e o circuito tem a primeira curva mais problemática do calendário, uma chicane ao final da longa reta dos boxes em que os acidentes se tornaram rotineiros.

A classificação dos oito postulantes ao título é esta:

1 – Rubens Barrichello, 198

2 – Átila Abreu, 183,5

3 – Thiago Camilo, 174,5

4 – Júlio Campos, 167,5

5 – Antonio Pizzonia, 158,5

6 – Sérgio Jimenez, 157

7 – Cacá Bueno, 156

8 – Allam Khodair, 153