O Coritiba tem, neste domingo (30), seu penúltimo capítulo na lita contra o rebaixamento no Brasileirão. O time enfrenta o Atlético-MG no estádio Independência, pela 37ª rodada da competição. Antes disso, porém, os coxas-brancas terão um dia se secação.

O Coritiba tem 41 pontos e está em 15º lugar, um pouco à frente de Palmeiras (16º, com 39) e Vitória (17º, com 38). Os três lutam para não ficar com a última vaga na zona de degola, considerando que o Criciúma já está rebaixado e Botafogo e Bahia estão muito perto disso.

O detalhe é os dois concorrentes jogam neste sábado, um dia antes do Coritiba. O Vitória enfrenta o Flamengo, fora de casa. Se perder, dará aos coxas-brancas a chance de se safar da degola com um empate diante do Atlético-MG. Já o Palmeiras mede forças com o Internacional, também fora de casa. Um tropeço dos paulistas também é bem-vindo no Alto da Glória.

Apesar do desejo que os rivais percam pontos na véspera, o Coritiba procura minimizar esse fator. Quanto a isso eu não me preocupo. O que me preocupa mais é a postura que a equipe terá, disse o técnico coxa-branca Marquinhos Santos.

Outra questão que domina o ambiente do Coritiba é o estado de espírito do adversário. O Atlético-MG sagrou-se campeão da Copa do Brasil na quarta-feira (26), ao derrotar o Cruzeiro. Com isso, não tem mais nada a fazer no Brasileirão, já que não pode ser campeão e já garantiu vaga na Libertadores. Assim, o Galo pode até escalar um time reserva. Ou não. Eles possuem um elenco forte, já mostraram isso durante o campeonato, tenho certeza que independente de quem jogar será um time competitivo, disse o zagueiro Leandro Almeida.

Para o jogo deste domingo, Marquinhos Santos não conta com o zagueiro Welinton, lesionado, e o com o atacante Zé Eduardo, suspenso. A tendência é que Bonfim entre na zaga e Dudu no ataque, o que preserva o esquema 3-5-2, usado nas últimas partidas.

Adversário

Ao conquistar a Copa do Brasil, o Atlético-MG garantiu vaga na Copa Libertadores de 2015. Como não tem chances de ser campeão brasileiro, o time não tem mais objetivos, ao menos em termos de tabela. O único objetivo seria chegar à melhor colocação possível, de olho em uma premiação a ser oferecida pela CBF. Por ora, o técnico Levir Culpi não confirmou se vai usar força máxima ou se vai escalar um time reserva – nesse caso, seria Giovanni; Alex Silva, Edcarlos, Tiago e Pedro Botelho; Rafael Carioca, Leandro Donizete, Dodô e Maicosuel; Guilherme e Marion.

 

Atlético-MG x Coritiba

Atlético-MG

Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos; Pierre, Leandro Donizete, Dátolo e Maicosuel; Diego Tardelli e Carlos. Técnico: Levir Culpi

Coritiba

Vanderlei; Luccas Claro, Leandro Almeida e Bonfim (Sérgio Manoel); Norberto, Helder, Robinho, Alex, Dudu e Carlinhos; Joel. Técnico: Marquinhos Santos

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)

Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte, domingo, às 19h30