O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa prestou nesta sexta-feira (28) depoimento ao Ministério Público do Rio em dois inquéritos sobre supostas fraudes na estatal e sobre propina para o presidente licenciado da Transpetro, Sérgio Machado.

A promotora Gláucia Santana ficou por cerca duas horas na casa de Costa, na Barra da Tijuca (zona oeste), onde o ex-diretor cumpre prisão domiciliar. Ela não divulgou o teor do depoimento. O depoimento foi autorizada pelo juiz Sérgio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, na qual Costa decidiu fazer uma delação premiada, em busca de redução de pena. O MP-RJ investiga supostas irregularidades na construção e reforma do Cenpes (centro de pesquisas da Petrobras).

Em outro inquérito, a promotoria apura suposto crescimento patrimonial de Machado, citado por Costa como destino de uma propina de R$ 500 mil. O presidente licenciado da Transpetro afirmou, em nota, que forneceu todas as informações ao MP e que nada foi encontrado após cinco anos de investigação.