FELIPE GUTIERREZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA – A receita federal da Argentina (na sigla em espanhol, Afip), enviou à Justiça as declarações de renda da presidente Cristina Kirchner e de seus filhos Máximo e Florencia e também os últimos informes de Néstor, que morreu há quatro anos.
Os documentos haviam sido solicitados pelo juiz Claudio Bonadio, que investiga alguns negócios da presidente.
Na semana passada, Bonadio ordenou uma ação de busca em Buenos Aires no escritório da Hotesur, empresa que controla o hotel Alto Calafate, na cidade de El Calafate, no sul do país. A família Kirchner é a dona do negócio. Também pediram dados da Hotesur à receita federal e ao órgão responsável pelos registros de sociedades comerciais porque faltam documentos do estabelecimento, como balanços patrimoniais e comprovante de onde funciona a sede administrativa do negócio.
O juiz também pediu documentos fiscais do empresário Lázaro Baez, que é próximo dos Kirchner e é investigado na Suíça e nos EUA.
Um senador governista, Marcelo Fuentes, pediu para que a Justiça investigue o juiz Claudio Bonadio porque ele mesmo seria sócio de uma empresa -algo vedado pela lei do país- que não teria prestado contas aos órgãos governamentais.