MARIANA BARBOSA
SÃO PAULO, SP – O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para receber os super jatos Airbus A380 e Boeing 747-8. A autorização será publicada na próxima segunda-feira (01/12), no Diário Oficial da União. Com isso, o Galeão se torna o primeiro aeroporto brasileiro a poder receber o A380, maior avião de passageiros do mundo.
O aeroporto de Guarulhos já pode receber o Boeing 747-8, avião de passageiro mais longo do mundo, mas foi rejeitado na primeira tentativa de certificação para o Airbus A380.
A Emirates, a Lufthansa e a Air France manifestaram o desejo de voar para Guarulhos com esses super jatos durante a Copa do Mundo, mas ficaram impedidas devido a falta de certificação do aeroporto.
Segundo a Anac, a autorização para o Galeão foi emitida “após o aeroporto cumprir os requisitos necessários para a recepção e operação segura dessas aeronaves, em conformidade com a legislação aplicável e com os procedimentos aceitos pela agência”.
Ainda segundo a agência, para se adequar a receber os super jumbos, o Galeão, que é administrado pela Odebrecht em consórcio com a Changi, empresa aeroportuária de Cingapura, teve que fazer alterações na pista de pouso e decolagem e elevar o nível de proteção contra-incêndio.