O Paraná Clube registrou em 2014 sua pior média de público na Série B. Foram 3.236 pagantes por jogo. O número representa quase a metade das bilheterias de 2013, quando teve média de 6.257 pagantes na Vila Capanema.

Em 2014, a renda líquida média foi de R$ 7.212. Ou seja, no total dos 19 jogos em casa, arrecadou R$ 137.028. A folha salarial do clube é de cerca de R$ 800 mil. Portanto, o clube precisaria de 110 partidas na Vila Capanema – com essa média de renda líquida – para pagar um mês de salários.

A venda de ingressos não aparece entre as principais receitas do clube. O plano de sócios tem superado as bilheterias. A estimativa é que o clube arrecade R$ 200 mil mensais com os associados.

No balanço contábil de 2013 – o último publicado – o clube divulgou que suas maiores receitas foram as cotas de televisionamento (R$ 4,3 milhões), planos de sócios (R$ 2,5 milhões), venda de jogadores (R$ 2,1 milhões), bilheteria (R$ 1,6 milhão) e publicidade (R$ 928 mil).

Entre os 20 clubes da Série B, o Paraná teve a 13ª média de público. Os melhores clubes foram Vasco (14.232 pagantes por jogo), Santa Cruz (13.373), Sampaio Corrêa (13.219) e Ceará (11.257).

Quando disputava a primeira divisão nacional, o Paraná apresentava médias de público bem maiores. Em 2005, por exemplo, teve 11.864 pagantes por jogo, mesmo utilizando o Estádio Pinheirão.

O HISTÓRICO
As médias de público do Paraná Clube
Na Série B
2014 3.236
2013 6.257
2012 3.296
2011 3.783
2010 3.270
2009 3.493
2008 4.401

Na Série A
2007 8.766
2006 10.557
2005 11.864
2004 4.047

CAMPEÕES DE BILHETERIA
Média de público pagante como mandante na Série B 2014
Clube / Média
1 Vasco 14.232
2 Santa Cruz 13.373
3 Sampaio Corrêa 13.219
4 Ceará 11.257
5 Joinville 9.990
6 Náutico 6.256
7 Ponte Preta 6.200
8 América-RN 5.520
9 Avaí 5.057
10 ABC-RN 4.868
11 Vila Nova-GO 3.965
12 América-MG 3.945
13 Paraná 3.236