No dia 6 de dezembro os húngaros festejam São Nicholas, — ou St. Mikulás – versão magiar do Papai Noel, que visita escolas e casas distribuindo presentes para as crianças. A cada domingo do Advento, que antecedem ao Natal, é acesa uma das velas da coroa colocada nas portas, janelas e mesas das casas.

Nas casas os pequenos deixam seus sapatos e botas bem lustrados na janela, durante a noite do dia 5, esperando serem recompensados pelo bom comportamento durante o ano e receberem pequenos presentes de brinquedos e livros. Os outros podem até receber apenas o virgács, galhos secos, como aviso que devem melhorar hábitos e atitudes para o próximo ano.

Nos hotéis os clientes fazem reservas para aproveitar as fartas mesas do café da manhã, incluindo carnes, salmão, torta de abóbora, castanhas cozidas, creme brûlée e docinhos. St. Mikulás está sempre presente e pronto para percorrer as mesas, dar conselhos e pousar para selfies.

Fotos: Divulgação

A grande árvore em Budapeste marca o mercado de Natal

ST.KLAUS
Na Inglaterra, a idéia do lendário Victorian Christmas é uma mistura de neve caindo, vista pela janela da sala, confortavelmente aquecida pelo fogo da lareira, com toda a família reunida: avós, pais, tios e tias, todas as crianças e amigos. Há biscoitos de gengibre em vários formatos alusivos à data, são feitos jogos, com o som de música e danças. Claro que toda a cena é dominada pela árvore de Natal, iluminada por muitas velas acesas e decorada com bolas de vidro coloridas, doces, brinquedos, maçãs.

Foi o Príncipe Albert, o príncipe consorte da Rainha, quem levou o charme da tradição natalina para a Inglaterra, depois de várias viagens à Alemanha, colocando os festejos no calendário do inverno. Enfeitar a árvore passou a ser um ritual que congrega a família, e os enfeites artesanais, feitos por cada um da casa, sempre deram um toque especial às noites que antecedem as festas, reunindo adultos e crianças.

A chegada do Ano Novo em Londres, por tradição, é feita com queima de fogos de artifício. O sucesso tem sido tanto que, pela primeira vez, o evento 2014-2015 terá ingressos pagos. Perto de mil pessoas deverão pagar 10 libras ( 40 reais) para assistir ao espetáculo de luzes e fogos no South Bank, logo que soarem as 12 ,badaladas do Big Bem.

Um show que termina com todos cantando Auld Lang Syne. O limite de reservas é de quatro ingressos por pessoa. Faça a sua no www.london.gov.uk/nye


Uma cidade que é um presépio, cheia de belezas e mistérios, Cesky Krumlov, na República Tcheca, vale a viagem

MERCADOS NATALINOS
Só a Alemanha organiza mais de 150 Mercados Natalinos no final de ano. E faz do Stollen –uma espécie de panetone como da Itália, com recheio tradicional de frutas secas, nozes, frutas cristalizadas, sempre com um toque pessoal de quem prepara – a tradição na mesa de Natal.

Dresden tem o mercado mais antigo. O Streizelmarkt surgiu em 1434. Desde o dia 27 de novembro, até 24 de dezembro, movimenta a praça em frente da Igreja Nossa Senhora, com suas barracas decoradas e o aroma do vinho quente com especiarias.

O mercado é aberto todos os anos com a iluminação da maior pirâmide de Natal do mundo, um dos enfeites mais tradicionais na Alemanha. Tem 14 metros de altura.

O mercado de Nüremberg é o mais famoso. Fica na praça principal, centro antigo, com abertura presidida pelo Papai Noel e pelo Anjo do Natal, uma bela jovem escolhida em concurso. A festa começa no dia 28 de novembro e permanece iluminada até a véspera do Natal. A atmosfera medieval da cidade colabora para o encantamento.

Ao lado do mercado natalino, a mais famosa casa de salsichas assadas -Bratwurst – concentra todos os gourmets, gourmands e famintos visitantes. Outro destaque é o pão de mel, com frases alusivas ao evento. A taça de vinho quente e temperado não pode faltar. Ajuda a passar o frio e a animar ainda mais os já alegres turistas.

Rothenburg é certeza de Natal o ano todo. Rothenburg o.d.T é destino turístico durante os 365 dias do ano. Além de parecer um presépio, com suas casas típicas e ruazinhas estreitas, realiza o mercado natalino tradicional e tem a loja Käthe Wohlfarht como destino obrigatório. Aberta o ano todo, vende artesanato natalino como o quebra-nozes, presépios, brinquedos de madeira, bolas de vidro soprado e velas. Um museu conta a história e cultura das peças e da cidade.


Mercado natalino de Nüremberg é o mais famoso da Alemanha

ÁRVORE DE CRISTAL
Zurique está com nova atração: é o aroma da canela, do cravo e do gengibre subindo nos ares, por causa dos biscoitos natalinos e o vinho quente – Mulled wine –. Os sons também mudam, com as bandas, os concertos, os shows e as tradicionais canções de Natal que acompanham os passos dos visitantes nos mercados abertos e nos espetáculos do Advento.

O comércio abre aos domingos e todos os dias as lojas permanecem funcionando até a noite, para boas compras. Centenas de Papai Noel nadam no rio Limmat no Sannicholaus schwimmen, e os tradicionais Lichterswimmen cobrem as águas com velas acesas. No final de tanto evento, os hoteleiros de Zurique saúdam o Ano Novo m uma imensa queima de fogos, na véspera do primeiro dia de 2015.

Final de ano é a melhor época para provar a fondue de queijo, temperada com trufas. Há até o Bonde da Fondue e a Fondue e Tuk Tuk, para que o turista faça um tour por Zurique, saboreando o prato tradicional da Suíça.

Na Estação de trens principal, a Bahnhofplatz, uma das grandes atrações de Zurique é a grande árvore de Natal, coberta com sete mil peças de cristal Swarovsky. Além dos 150 mercados natalinos , o ShopVille RailCity é um dos mais tradicionais entre os diferentes espaços espalhados pela cidade.

Em Basel o final de ano é recebido com festas e concertos, além de fogos de artifício no Reno. Turistas que estiverem na Mittlere Brücke e Johanmiterbrücke, serão recebidos com vinho quente grátis. Veja detalhes no www.christkindlimarkt.ch


Brinquedos de madeira, algo desconhecido da infância conectada de hoje, ainda existe nos mercados natalinos europeus. Um artesanato que ainda não desapareceu

CALENDÁRIO NATALINO
Além da tradição da coroa do Advento, na Europa é famoso o calendário que abre uma janela a cada dia e indica um pequeno presente em doce ou chocolate para as crianças. O calendário ilustrado não só marca os quatro domingos que antecedem o Natal, como ajuda a passar os dias de espera para decorar a árvore natalina e receber presentes.

O primeiro calendário ilustrado do Advento foi criado no início do século XX pelo alemão Gerhartlang, em Munique. Era chamado Na Terra de Jesus, em 1908. A novidade começou a se expandir pelo continente europeu e aparecer nas lojas nas décadas de 50 e 60 do século XX.

Cada país passou a criar seu próprio estilo de calendário natalino, caracterizado pelos usos e costumes locais. Decoração com a coroa do Advento é um costume relativamente recente. As raízes da tradição estão no século 19. Na Europa Central a coroa é mensageira do período de festas no final do ano.

O documento mais antigo, que se refere à coroa, data de 1838, no porto de Hamburgo, Alemanha. O teólogo Johann Hinrich Wicheln pendurou uma grande coroa entalhada em madeira na porta de um orfanato, que ele dirigia. Nela acendeu uma vela a cada dia. Abaixo da coroa havia uma caixa para receber doações em dinheiro para as crianças abandonadas ou órfãs. O costume se espalhou do norte da Alemanha para outras regiões, graças ao movimento evangélico da juventude. Entre as duas grandes guerras mundiais a coroa do Advento se infiltrou para além dos países de língua alemã.

A coroa deixou de ser de madeira entalhada e passou a ser feita com ramos de pinheiro, simbolizando a vida eterna que Jesus Cristo prometeu aos seus seguidores. A forma circular expressa a unidade do povo com Deus, enquanto a chama das velas são reminiscências de Cristo iluminando cada pessoa com a chama do amor.

Quem visita os mercados natalinos de Praga, Ceský Krumlov ou Olomonc, encontra variedade de artesanato e enfeites de época. Os presentes que são trocados para celebrar o Novo Ano têm origem na antiga Roma. Mais tarde, o solistício de inverno se transformou em festa de Natal, mas a generosidade continuou. Há referências da troca de presentes desde o século XVI. Durante duzentos anos a entrega de presentes era feita por Baby Jesus na Tchecoslovaquia, Santa Klaus ou Grandfather Frost em outros países.O costume era o de abrir os pacotes enfeitados no momentos em que aparecia a primeira estrela nos céus, lembrando a estrela de Belém.

Basel tem reunião de 800 artistas entre 10 e 13 de dezembro, com bandas orquestras e companhias de danças, para animar a festaO mais antigo dos 150 mercados natalinos da Alemanha é o de Dresden. Surgiu

em 1434
Basel, na Suíça, não dorme no ponto e já está promovendo o seu Carnaval em fevereiroNovidade: 50 motoqueiros vestidos de Papai Noel, vão fazer a festa da criançada

em Basel, no dia de São Nicolau
 
A árvore de Natal na estação ferroviária de Zurique é toda coberta de cristais

Swarovski e virou atração internacional
 

 


DESTAQUES

EMIRATES E O A380
San Francisco, Milão e Houston, que já recebem voos da Emirates, a partir desta semana começam a ter suas frequências operadas com o A380. A companhia aérea do Oriente Médio passa a servir 33 destinos, desde a Nova Zelândia até os Estados Unidos. Com 55 aeronaves A380 na sua frota, já é proprietária de um terço dos A380 em operação no mundo.

PAPAI NOEL DE HARLEY
No dia 6 de dezembro cinquenta Papai Noéis dirigindo motos Harley Davidson vão se encontrar na Messeplatz de Basel, Suíça, para um desfile às 17 horas, até o centro da cidade antiga. No final, na Markplatz, os 50 bons velhinhos farão entrega de presentes às crianças.

CHRISTMAS TATOO
Nos dias entre 10 e 13 de dezembro, The Christmas Tattoo, desfile de bandas, vai reunir 800 artistas representando orquestras e companhias de danças para shows de música natalina em Basel. O diretor do turismo da cidade, Daniel Egloff, já está convidando também para o Carnaval, famoso na região.

METRO 24 HORAS
A partir de setembro de 2015 o metro de Londres vai funcionar 24 horas, copiando os serviços já existentes em Nova York e Berlim. Será perfeito para quem curte a animada noite da capital alemã. O night tube será o melhor transporte, a qualquer hora do dia.

Os cartões Oyster podem ser comprados até antes da viagem, na loja online www.visitbritain.com/brasil