O mercado imobiliário comercial de Curitiba é o 3º maior do Brasil. O residencial não fica muito atrás, com a vinda das grandes incorporadoras, construtoras e corretoras de São Paulo. No meio desta disputa, entre gigantes do setor, os pequenos e médios empreendedores tiram vantagens ao oferecer informalidade, agilidade e personalização no atendimento. Para saber como está o mercado curitibano neste concorrido segmento da economia, com clientes ávidos por melhores negócios, conversamos com o empreendedor Marlon dos Santos, fundador da Mafisa Imóveis.


Como concorrer com as grandes incorporadoras e corretoras?
O mercado de Curitiba é bastante afluente e tem espaço para todos. A variedade de produtos e oportunidades, aliada à procura cada vez maior de clientes, favorecem a nossa pequena equipe. Por exemplo, temos profissionais que estão conosco desde a nossa fundação. Isto reflete na postura comprometida com os nossos valores e não prometem ilusões nos seus contatos no mercado. Neste segmento, existem profissionais e ‘profissionais’, que nem sempre estão comprometidos com uma clientela cativa e formadora de opinião na hora de indicar bons negócios para um corretor.


O que fazer para se diferenciar?
As grandes corporações impõem metas que levam muitos profissionais a forçarem a negociação, além de não repassarem todas informações do imóvel e a da região para os clientes. Daí, a relação de fidelidade que temos com os nossos clientes, construída sobre valores de transparência e a busca do melhor negócio. Outro diferencial que nos caracteriza, é contarmos com serviços complementares na venda do imóvel, tais como advogado, estrutura completa de representação da Caixa e demais instituições para aportes e financiamentos.


Como se comporta o mercado de Curitiba?
O mercado imobiliário de Curitiba é um dos mais representativos do Brasil, pois cresce com regularidade há mais de 10 anos. Ao contrário do que alguns vivem pregando, os preços dos imóveis não vão cair tanto assim. Existe um estoque de produtos, mas os custos de construção continuam subindo. Não há como fugir disso, pois reflete na elevação do preço final do imóvel. Recomendo a todos que queiram adquirir imóvel ou sair do aluguel, que pesquisem e tomem a decisão logo, pois podem pagar mais caro e ainda esperar. Nos imóveis usados, a oferta é maior ainda, além das facilidades e segurança de um imóvel disponível para uso imediato.


Qual o perfil médio do cliente?
Uma das nossas características é atender famílias já constituídas e que estão iniciando a vida a dois. Nesses dois públicos, existe uma boa variedade de solicitações de casas em condomínios e apartamentos compactos.


Como surgiu a ideia de empreender neste segmento?
Comecei como Despachante Imobiliário em 2009 e após adquirir muita experiência no segmento e conhecendo as necessidade dos clientes que me procuravam, onde muitos comentavam que precisavam de transparência, fidelidade, informação compartilhada e excelência no atendimento nas imobiliárias. Com uma boa experiência e alguns estudos de mercado, resolvi fundar o meu negócio e ofertar ao mercado um conjunto de serviços e valores que vão ao encontro dos anseios dos clientes. www.mafisaimoveis.com.br


Curtas

* Recomeçar em vendas industriais. Programa dirigido a controladores e gestores de empresas industriais que pretendem a qualificação e a ampliação das suas operações comerciais. São cursos e palestras apresentados por Jorge Lunardi, a partir da sua experiência como industrial, diretor comercial, palestrante e assessor de negócios para a indústria. Informações: [email protected]

* O publicitário João José Werzbitzki recebe o prêmio Semeador da Publicidade do Paraná, conferido pelo Sindicato das Agências do Paraná (Sinapro). O evento acontece no Dia Mundial da Publicidade, 4 de dezembro, durante jantar no Restaurante Duetto do Clube Curitibano, às 20h.
* Os hotéis Radisson, Four Points by Sheraton e Quality estão programando ceias de Natal e Ano Novo, além de estarem com a agenda disponível para eventos de fim de ano.

* O apresentador Reginaldo Leme, da TV Globo, esteve com pilotos da Stock Car almoçando no Alfredo´s Gallery. Aliás, o restaurante tem sido ponto de encontro dos famosos.
* O Clube Curitibano homenageou os 83 associados que completaram meio século de vida associativa no Clube. São nomes que fazem parte da vida do clube e do Paraná.

* Chopp de trigo, cervejas artesanais e lanches caseiros feitos com carne nobre moída no local e temperada à base de especiarias. De 2ª a sábado no almoço e jantar em  ambiente descontraído, com música ao vivo às sextas e sábados à noite. Esta é a sugestão do Água Verde Hamburgueria e Sanduicheria, criado pelo empreendedor Rafael Rebelato. Av dos Estados, 630 | 3013-7177. www.facebook.com/SanduicheriaAgua-Verde

 


Frase
Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!
(Mário Quintana)