Para combater o tráfico internacional de drogas, a Polícia Federal (PF) iniciou às 5 horas desta terça-feira (2) a operação “Denarius” (dinheiro em latim) no Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia e Mato Grosso do Sul. Entre 13 prisões e 16 conduções coercitivas em todo país, a investigação cumpre mandados no Paraná nas cidades de Londrina, Umuarama, Altônia, Cruzeiro do Oeste e Maria Helena.

A quadrilha trazia, segundo a PF, cocaína do Peru e da Bolícia para encaminhar para países da Europa, principalmente a Espanha, escondida em meio à madeira de casas pré-fabricadas, em containers que saíam de Porto Velho (RO). Os pagamentos eram efetuados em euros e dólares, com participação de câmbio nas negociações.

Ao menos dois mandados foram cumpridos em Londrina até as 8h20. Até este mesmo horário, um helicóptero e um avião haviam sido apreendidos.

A PF informou que 37 veículos, dois barcos, um helicóptero e dois aviõesm devem ser apreendidos durante a operação.

Foi determinado pela Justiça Federal do Paraná o bloqueio de 43 bens imóveis com avaliação total superior a R$ 60 milhões, sendo sete fazendas, quatro sítios, 16 terrenos, cinco apartamentos, nove casas e dois prédios comerciais, além do bloqueio de contas bancárias em nome de 17 pessoas.

Também segundo a polícia, as investigações são realizadas desde fevereiro, quando uma pecuarista de Umuarama, no Paraná, foi identificada ao receber um grande carregamento de cocaína e repassar a outras regiões do Brasil. A droga chegava camuflada em cargas de madeira de casas pré-fabricadas.

Entre os crimes cometidos pela quadrilha estão narcotráfico e lavagem de dinheiro.

A lavagem do dinheiro, conforme a PF, era feita por meio da compra de imóveis, cabeças de gado, veículos e aeronaves. Os recursos provenientes do tráfico internacional também eram usados para financiar um estilo de vida suntuoso, com constantes viagens de férias ao exterior, conforme relatório da PF. Os envolvidos usavam laranjas para lavar os recursos oriundos da atividade criminosa.

Ao longo das investigações, foram efetuadas apreensões de drogas e dinheiro em espécie, que serão usados como prova da atividade criminosa da quadrilha. Ao todo, foram apreendidos R$ 150 mil e 831quilos cocaína, que estavam camuflados em dois containers com casas pré-fabricadas prontas para serem exportadas para a cidade espanhola de Madrid.

Ao todo, 180 policiais e 10 autores da Receita Federal participam da operação. Os presos e o material apreendido serão encaminhados para a delegacia da PF em Guaíra (PR), onde serão ouvidos e mantidos sob custódia.