Curitiba será sede da final brasileira da Imagine Cup e terá um novo Centro de Inovação da Microsoft em 2015. O projeto do centro será feito em parceria com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-PR) e o estúdio de games Signum. Os anúncios foram feitos na noite desta terça-feira (02), durante evento realizado em São Paulo pela empresa norte-americana.

A Copa do Mundo da Computação é organizada pela Microsoft e busca promover inovações de estudantes do mundo inteiro. O secretário da Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, representou o prefeito Gustavo Fruet na cerimônia.

A escolha de Curitiba para sediar a final da etapa nacional, que acontecerá em abril, está ligada à crescente onda de inovação na cidade, além do fato de o município ter marcado presença em edições anteriores da Imagine Cup. A cidade teve representantes na final mundial do torneio em 2011 (Nova York-EUA) e 2014 (Seattle-EUA).

“A escolha de Curitiba nos deixa animados. Este é um evento de inovação e criatividade, voltado para um público jovem e empreendedor. Curitiba é reconhecida no Brasil pela qualidade do ensino e já conquistou posição de destaque nesta competição. A Prefeitura apoiou esta iniciativa desde o início porque está alinhada com as diretrizes do programa de governo”, disse Miranda.

Em julho, os representantes brasileiros na final da Imagine Cup 2014 foram recebidos no gabinete do prefeito. O grupo formado por alunos da pós-graduação em Aplicativos para Jogos Digitais da Universidade Positivo desenvolveu o jogo Liaison, no qual um menino e um cachorro precisam desvendar enigmas para conseguir sair do castelo onde estão presos.

O Brasil tem se destacado na competição como um dos países com maior número de inscrições e também com projetos de destaque em diferentes categorias. A Imagine Cup é uma porta para que jovens consigam mostrar boas ideias usando tecnologia e até mesmo para transformá-las em negócios. Queremos que um número cada vez maior de brasileiros tenha acesso a essa oportunidade, disse Richard Chaves, diretor de inovação e novas tecnologias da Microsoft Brasil.

Imagine Cup

As inscrições para a Imagine Cup estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.imaginecup.com. Qualquer estudante com mais de 16 anos pode participar da competição. A Imagine Cup é dividida em três categorias: Cidadania Mundial, Jogos e Inovação. As equipes que conquistam o primeiro lugar em cada uma delas levam um prêmio em dinheiro de US$ 50 mil. Mais de 200 mil estudantes brasileiros já participaram da Imagine Cup desde 2007.

Centro de Inovação

Durante o evento também foi anunciada a criação de um novo Centro de Inovação da Microsoft (MIC, na sigla em inglês) em Curitiba.

“Este centro é importante porque compõe um conjunto de iniciativas que caracteriza Curitiba como uma cidade capaz de gerar e apoiar novas empresas inovadoras. O desenvolvimento dos diversos setores da economia criativa é estratégico para o futuro das cidades e nossa capital se consolida como um centro atraente para essas empresas”, explicou o secretário da Informação e Tecnologia.

Com o novo centro, Curitiba passa a abrigar dois MICs, um reflexo do ambiente de fomento à inovação percebido pela Microsoft na cidade. O outro Centro de Inovação foi inaugurado em outubro de 2013 e funciona em parceria com o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).