O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebe no dia 06 de dezembro (sábado), às 20 horas, no Auditório Poty Lazzarotto, a Mostra de Videoarte MON/UNESPAR. Em parceria com o Curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Artes do Paraná/Universidade Estadual do Paraná, o evento exibirá dois trabalhos inéditos de videoarte e uma seleção de trabalhos do gênero, integrantes do acervo do MON. A entrada é franca e limitada a 320 pessoas (capacidade do lugar).

A mostra

Os trabalhos que serão exibidos foram desenvolvidos na disciplina Videoarte e videoinstalação, do Curso de Cinema e Vídeo, sob a orientação dos professores Fernando Severo e Tiago Alvarez, organizadores da mostra. São dois filmes inéditos. O primeiro é D-Disco, de Patrícia Evans e transita entre a videoarte e a videodança. Em seguida, Rua de Fogo, de Julien Guimarães, que se enquadra na categoria videopercurso, foi desenvolvido com a participação do artista plástico Newton Goto.

No segmento da mostra intitulado Afinal, o que é videoarte?” será exibido um recorte do Projeto “Circuitos Compartilhados”, com a curadoria de um grupo de alunos. Esse projeto, organizado por Newton Goto e pertencente ao acervo do MON, reúne originalmente centenas de registros audiovisuais que apresentam as práticas dos coletivos de artistas, arte de ativismo cultural, espaços alternativos, performances e diversas modalidades de videoarte. Para saber mais acesse: http://www.museuoscarniemeyer.org.br/videoarte/