SÃO PAULO, SP – O Denatran (Departamento Nacional de Transito) apresentou nesta quinta-feira (4) o novo modelo de placas para veículos a ser utilizado no país. O modelo será adotado no país apenas em janeiro de 2016. O modelo será usado também em países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela).

A adoção de um mesmo sistema começou a ser discutida em 2010 e em 2012 foi decidido que a implantação deveria começar em 2016. Segundo o governo, a medida terá “implantação gradual” no Brasil. Assim, a partir de 1º de janeiro de 2016 a nova placa será obrigatória nos “veículos novos em seu primeiro emplacamento e sobre veículos objeto de transferência de propriedade ou de local de emplacamento.”

De acordo com o Ministério das Cidades, veículos que já têm placas não serão obrigados a trocar de identificação. O novo modelo foi definido aos moldes das placas de países da União Europeia. As novas placas terão combinações de quatro letras e três números, em preto, sobre um fundo branco. No alto, uma faixa horizontal azul trará o símbolo do Mercosul, o nome e a bandeira do país membro do bloco. Na Argentina, a transição começará em 2015, quando as combinações alfanuméricas utilizadas lá se esgotarão.