Giacomo Girolamo Casanova de Seingalt visitou o hotel em 1758. Alfred Hitchcock fez de seus ambientes o cenário para o filme Foreign Correspondent em 1940. Estamos falando do que é considerado o melhor hotel de Amsterdã.

No século 17, Amsterdã era o centro do mundo econômico, onde a arquitetura se desenvolveu, criando o que hoje são os prédios históricos. Conhecido como Royal Palace of Amsterdam o Hotel de L’Europe foi originalmente parte de uma fortaleza de defesa construída em 1492 para proteger a cidade. Uma de suas torres foi chamada Rondeel.

O forte foi demolido em 1633, quando o Het Rondeelfoi construído. Mais de 200 anos depois, em 1895 o arquiteto William Hamer Jr. começou a reestruturar a construção de pedras e tijolos, em estilo Renascença, que hoje é o símbolo do luxo na cidade. Com 115 anos, foi a primeira vez que o l’Europe recebeu renovação em um projeto de milhões de euros, foi inspirado em obras de arte antigas.

Considerado um oásis de calma no movimentado centro de Amsterdã, o prédio original foi temporariamente fechado em 2010 para trabalhos de renovação, transformando os elementos arquiteturais para o conforto do século 21, com novo design nos 111 quartos e 42 suítes e a famosa Penthouse Suite, com 6 quartos, reabrindo portas na primavera de 2011. Cada quarto, cada suíte e áreas públicas guardam réplicas e obras originais em móveis e objetos decorativos.

Uma ala contemporânea – Dutch Masters Wing – tem 23 suítes, enquanto o prédio Rondeel abriga 88 apartamentos e suítes. A tecnologia moderna está presente no iPad, iPod, sistema de som e acesso grátis à internet. Reproduções de obras primas dos grandes mestres holandeses, cujos originais estão no Rijksmuseum nas imediações, fazem parte da decoração.

The Library também destaca os grandes autores holandeses, em livros traduzidos para diferentes línguas. Internacionalmente conhecido é o Freddy’s Bar, um verdadeiro ícone de Amsterdã, onde as pessoas vão para ver e serem vistas, e tem o nome do proprietário, Alfred FreddyHeineken. O hotel não faz parte de nenhuma cadeia internacional e é propriedade particular da Heineken.

O l’Europe ocupa um cenário ímpar na margem do Amstel River.

Dayse Regina Ferreira

Castelos, museus, cidadezinhas, praias, tudo desfilando em um cruzeiro


DESTAQUES

JÓIA DO MEDITERRÂNEO
O navio Diadema já está sendo chamado de jóia do Mediterrâneo. E se impõe pelos números:550 milhões de euros foram investidos para construir o navio com 306 metros de comprimento, 19 pontes, 1.862 cabines, cerca de 5 mil passageiros, 7 restaurantes e outros tantos bares, incluindo uma enoteca e uma taverna bávara. Mas 3 piscinas, 7874 obras de arte pop espalhadas em todos os cantos do navio, um cassino, um teatro, um Spa com 6.200 metros quadrados.

Antes de começar seu primeiro cruzeiro, o Costa Diadema navegou pelo mar calmo entre Savona (Itália) e Marselha (França), levando convidados. Para conhecerem os inúmeros espaços temáticos, que fazem mais aconchegante o seu interior imenso. Foram criados salões e pequenas salas, nichos, recantos agradáveis, quebrando o gigantismo estrutural.

Há uma sala aberta para os fumantes de charutos, um ponto de vídeo game para os adolescentes, um bar rock e country perto de uma boutique de moda, um balcão para degustação de cafés, um simulador de voo monoplano, uma sala de bridge, entre outras novidades.

A Promenade contorna todo o navio com seus 500 metros na ponte 5, passando por bares,terraços e restaurantes, copiando um caminho ao longo da Riviera italiana. Há também um mini-parque para as crianças brincarem na fortaleza, curtindo o espaço de águas e tobogans.

Nas lojas as etiquetas ostentam grifes como Guess, Desigual, Swatch, Lancôme, Michael Kors, Swarovski. O passeio fica completo com o balcão do café Illy, o bar de vinhos espumantes Ferrari, as salas de chocolates italianos.

Outra novidade no mundo dos cruzeiros marítimos são as grandes cabines para famílias, com 4 ou 5 leitos e 2 salas de banho. As cabines normais são grandes e integram closet, banheiro e, na maioria, varanda, um luxo para a hora do aperitivo ao pôr do sol e as boas conversas confidenciais, admirando o céu dourado de final de tarde.

Na hora da fome, os buffets básicos, desde a manhã até o meio dia, e jantares em mesas cobertas de belos pratos. O transatlântico funciona como uma cidade de férias ou uma estação balneária, daquelas que ninguém quer deixar para trás. Mas as excursões em terra são tentadoras, durante a semana de cruzeiro que será repetido durante a temporada, partindo de Marselha e fazendo escala em Barcelona, Palma de Majorca, Nápoles, La Spezia e Savona, para as clássicas descobertas de tesouros em museus, restaurantes, história local e compras. Muitas compras.

Costa Crociere oferece três fórmulas de passeios: Easy (no seu ritmo pessoal), Scoperta e Sapori (sabores e descobertas) e Bike Tours (para amantes da bicicleta). Claro que os que preferem se organizar sozinhos em cada escala, irão fazer seus próprios roteiros em terra.

Em 2013 os cruzeiristas bateram recordes, e foram duas vezes mais numerosos do que há dez anos.

Dayse Regina Ferreira

Peça a Papai Noel uma moeda de ouro de um quilo: a Casa da Moeda em Paris tem a novidade

MOEDA DE OURO DE 1 QUILO
Uma moeda de ouro de um quilo, dentro de um cristal Baccarat, é uma idéia de presente natalino criado pela Monnaie de Paris. A peça de um quilo de ouro vem inserida em um cristal Baccarat, dentro de um estojo de luxo. O preço: 125 mil euros ( reserve cerca de 500 mil reais).

A moeda de calibre fora do normal, será cunhada apenas 29 vezes, com exemplares numerados. Uma já foi vendida, a outra está reservada. Seja o próximo candidato ao mimo.

A moeda é realçada por um cabochon em cristal vermelho e fica dentro de um cristal çatransparente, também pesando um quilo. O cabochon formará um dos zeros da peça. A cor vermelha, típica de Baccarat, é obtida com o cristal transparente combinado com pó de ouro 24 quilates derretidos a 540º C de calor.

Tudo será apresentado em uma mala do famoso fabricante francês Goyard. Na mesma coleção de presentes 2014-2015 estão moedas de prata maciça com o cabochon vermelho Baccarat, custando cada uma 1.750 euros ( algo em torno de 7 mil reais). Serão apenas 250 exemplares.

Há também peças em ouro e prata, sempre com cabochon, mas em metal colorido, custando entre 200 a 50 euros.