O livro Arena da Baixada – 100 Anos, de Heriberto Machado e Milene Szaikowski, tem uma série de curiosidades sobre a história do estádio. A inauguração, por exemplo, foi em 21 de dezembro de 1913. O evento é contado em detalhes e com documentos comprovando os fatos. Antes, acreditava-se que o estádio havia sido inaugurado em setembro de 1914 – amistoso entre Internacional e Flamengo, com público de 3.000 pessoas.

No entanto, o novo livro conta como foi o amistoso entre Internacional FC e Paranaguá FC, em 1913, vencido por 3 a 0 pelo clube de Curitiba – que em 1924 deu origem ao Atlético Paranaense – com três gols de Collares.

Duas curiosidades chamam a atenção. O árbitro da partida foi Joaquim Américo Guimarães, presidente do Internacional na época. E goleiro do Paranaguá era Arcésio Guimarães, que em 1924 passaria a ser o primeiro presidente da história do Atlético Paranaense. Ele é irmão de Joaquim Américo.

A festa de inauguração durou toda a tarde. E à noite todos os convidados foram à residência do vice-governador Affonso Alves de Camargo, que promoveu um baile em homenagem ao evento.