Em post publicado, ontem, o Instagram disse que tem 300 milhões de usuários ativos na rede social — a métrica conta perfis cadastrados que acessam o serviço pelo menos uma vez ao mês. Com essa quantidade de usuários, a rede já ultrapassa o Twitter, que disse ter 284 milhões de perfis ativos no terceiro trimestre.
“Nos últimos quatro anos, o que começou com algo entre dois amigos tornou-se uma comunidade global que compartilha mais de 70 milhões de fotos e vídeos diariamente”, diz a publicação (em inglês) feita por Kevin Systrom, diretor-executivo do Instagram, no blog da companhia.
No anúncio, a rede também informou que vai começar a distribuir “etiquetas” para contas verificadas de personalidades e que tem trabalhado em combater perfis de spam.
“Como parte de nosso esforço, nós vamos deletar essas contas [de spam] para sempre. Dessa forma, eles nunca mais serão incluídos na contagem de seguidores. Isso quer dizer que algumas pessoas vão notar mudanças no número de seguidores”, informa Systrom.


Sem rodar vídeos
 O Facebook não vai mais rodar vídeos de outros sites, como YouTube e o Vimeo, dentro da rede social. A mudança faz parte de uma padronização do site que será implementada de forma gradual em todo o mundo. Ao invés de carregar o vídeo dentro da rede social, será gerado um link, como já feito com notícias de outros sites. O usuário será redirecionado para os sites de origem do link em outra guia, seja no desktop ou no celular.


Brincando de tese
Um programa chamado SCIgen  (http://pdos.csail.mit.edu/scigen) reúne jargão científico de uma forma que quase não faz sentido, mas tem enganado muito agente. Até mesmo revistas científicas andaram publicando textos gerados nele. Uma piada.


Ache sua família italiana
O Family Search (https://familysearch.org/) é um verdadeiro portal onde você pode buscar informações de seus antepassados italianos, criar a árvore genealógica da sua família ou ajudar a equipe do site a transformar fotos de antigos documentos e certidões italianas em material digital. Tudo isso totalmente grátis e disponível também em português. – See more at: http://www.brasilnaitalia.net/2014/06/site-ajuda-a-encontrar-antepassados-italianos.html#sthash. fHHTq00a.dpuf


Biblioteca de Apps

Para colher novidades
Skitch, disponível em: iOS e Android, é  gratuito e  para coleta de referências e novidades com as quais se depara internet afora. Com ele, é possível realizar marcações em qualquer imagem, como fotos ou telas capturadas em sites. Também permite que o usuário compartilhe suas anotações com quem desejar.


Nós testamos

Motos roubadas
 Com mais de 86 mil usuários cadastrados, o portal Moto Roubada foi lançado com o objetivo de auxiliar motociclistas vítimas de roubo a encontrar seus veículos. O site conta com um registro de motos roubadas, incluídas gratuitamente pelos proprietários, permitindo que a rede possa ajudar na localização. Há dados de Curitiba.


Bizarro na rede

Sites bipolares
O perfil Sites Bipolares do Facebook é hilário. Reúne fotos e postagens sem lógica, como a foto da Azul com tudo rosa.


Insert
O Twitter informou que a postagem mais compartilhada do ano foi a selfie tirada durante o Oscar pela apresentadora Ellen DeGeneres. A postagem teve mais de 3,3 milhões de retuítes e mais de 2 milhões de favoritos.


Delete
A estagnação da economia atinge em cheio dois dos principais polos industriais da Zona Franca de Manaus: duas rodas e eletroeletrônicos. E a tendência é é a situação piorar em 2015, com o anunciado corte nos gastos públicos. A Zona Franca emprega 120 mil pessoas.