O Ministério da Justiça não tem distinção para romance gay na classificação indicativa da televisão. Em sua página no Facebook, o Ministério publicou uma nota em que explicava que, para o governo, não há diferenças entre carinhos trocados por casais heterosexuais ou homosexuais para a classificação indicativa de programas na televisão.

“O beijo é Livre (ainda bem, né?). Para a Classificação Indicativa do MJ, é indiferente se o beijo é entre pessoas do mesmo sexo ou não. A nudez não erótica também pode ser considerada Livre.

Conteúdos mais erotizados – nudez velada, insinuação sexual e carícias sexuais, como preliminares ao ato sexual – podem ser não recomendado para menores de 12 anos. Nesse caso, também não faz diferença para a#ClassificaçãoIndicativa se as cenas são protagonizadas por pessoas do mesmo sexo.” estava escrito na postagem do governo.

O post ainda continha uma imagem do romance de dois homens, no filme “O Segredo de Brokeback Mountain”.

Nos comentários, os internautas ficaram divididos entre a posição exposta. Apesar de muitos elogios a postura que respeita os direitos humanos, alguns, consideram que o romance homossexual não está no mesmo patamar e que o Ministério não pode obrigar e violar os costumes e crenças das famílias brasileiras obrigando-os a assistir determinadas cenas de carícias.