Crianças da Vila Torres se despediram nesta quinta-feira (11) da Refriteca com brincadeiras e contação de histórias. A Refriteca é um refrigerador adaptado e transformado em biblioteca, inaugurada em outubro na Passos da Criança, espaço de convivência e fortalecimento de vínculos na vila que atende 70 crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social.

A primeira coisa que faço quando chego aqui é procurar o livro que vou ler no dia. O legal é que as histórias me fazem viajar, diz Luiz Gustavo de Oliveira, de 9 anos, sobre o seu gosto pela leitura e pela biblioteca itinerante.

A Refriteca pasará por instituições atendidas pelo Parceria Nota 10, projeto do Instituto Pró-Cidadania. Os livros da biblioteca, cerca de 150 exemplares escolhidos de acordo com a faixa-etária das crianças, são do acervo da fabricante de refrigeradores Electrolux ou doados por seus colaboradores. A Electrolux é a idealizadora do projeto, realizado em parceria com o Instituto Pró-Cidadania.

Para a analista de treinamento da Electrolux, Paula Ogino, a resposta do projeto surpreendeu positivamente. Não esperávamos um resultado tão bom. A sensação é de dever cumprido, visto que atingimos o objetivo principal, de incentivar a leitura entre os meninos e meninas. Eles contaram que sentirão saudade da Refriteca, então fomos bem sucedidos. Agora ela segue para outra instituição, disse.

Entre os títulos estão livros diversificados, como obras de literatura, infanto-juvenil, biografias, obras de culinária, artes, artesanato, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos e diferentes materiais de leitura como revistas e gibis.

Segundo o supervisor de ação social do Pró-Cidadania, Rodolfo Schneider, ver o resultado da ação é gratificante. Plantamos um sementinha nas crianças. Esperamos que ela germine e que o gosto pelos livros cresça com os pequenos, afirmou.

Em fevereiro a Refriteca estará na Associação Beneficente Renascer, no bairro Prado Velho. A Renascer atende 148 crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, na faixa etária de 5 a 17 anos.

Pró-Cidadania

O Instituto Pró-Cidadania é uma associação civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins econômicos lucrativos, com caráter voltado aos fins assistenciais, educacionais, beneficentes e culturais.

Parceria Nota 10

O Parceria Nota 10 foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto promove a formação integral na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em Curitiba.

Atualmente, atende mais de 2 mil crianças e adolescentes/ano, através de implantação da metodologias para instituições, monitoramento, avaliação permanente das atividades, capacitação dos gestores e educadores e o repasse de materiais (escolares, de higiene, educativos, eletrônicos e esportivos) e agasalhos.

O Pró-Cidadania também desenvolve o projeto Curitibaninhos, que beneficia mamães e recém-nascidos com palestras preparatórias e distribuição de enxovais, e o Jogo Limpo, na área de esporte. Informações pelo telefone (41) 3040 -1582.