O Coritiba vai realizar neste sábado (13) a eleição para presidente do clube no próximo triênio. É o primeiro bate-chapa no clube desde 2008. Por bate-chapa, entenda-se apenas a disputa, já que os candidatos Vilson Ribeiro de Andrade (situação) e Rogério Bacellar Portugal (oposição) se dizem amigos e pregam a união em prol do clube.

Temos conversado muito, de forma respeitosa. Não somos inimigos, apenas temos ideias diferentes, disse Andrade, atual presidente e que concorre à reeleição. Quem ganhar tem que ter o apoio integral de todos. O presidente nos próximos três anos vai ter que ter uma união muito grande, continuou. Estenderei minha mão ao Vilson caso eu ou ele seja eleito, falou Bacellar.

Uma das convergências dos dois candidatos é a manutenção do técnico Marquinhos Santos para o próximo ano – principalmente depois que ele rejeitou um convite do Vasco. Tem que sentar e verificar as condições, mas ele é um excelente profissional e sempre será bem-vindo, falou Bacellar. Taticamente é um dos melhores que vi trabalhar. O envolvimento que ele tem com os jogadores é uma coisa nunca vista, corroborou Andrade.

Entre outras concordâncias, ambos pregam uma gestão empresarial dentro do clube e melhorias no estádio Couto Pereira além do que já foi feito. E os dois concordam que o atual elenco coxa-branca está inchado.

Há, porém, as divergências. Entre elas, as visões que ambos têm do CT da Graciosa – Bacellar cita falhas que Andrade rebate.

Um dos pontos nevrálgicos é o departamento de futebol. O professor Medina, que teria feito um estudo para avaliar o elenco a pedido de Bacellar, recebeu críticas de Andrade devido aos trabalhos no Internacional e no Paulista de Jundiaí. Bacellar tem a seu favor o apoio do ex-craque Alex, com quem Andrade teve alguns desentendimentos relativos a salários.

Outro ponto é a dívida do clube – e é um dos poucos itens que os candidatos trocam alfinetadas. Tenho conhecimento que chega perto de R$ 200 milhões. Quero fazer um levantamento total, falou Bacellar. Ele não foi às reuniões do Conselho em que apresentamos os balanços e onde foram aprovados todos os balanços, cutucou Andrade.

Como funcionará a eleição do Coritiba

– A eleição será em turno único – seria mesmo que houvesse mais candidatos.

– Qualquer um que seja sócio do Coritiba há mais de dois anos e que esteja em dia com as mensalidades até novembro está apto a votar. O clube dispõe de uma lista, no site oficial, que relaciona os sócios aptos a votar.

– O voto não é obrigatório. O clube estima a presença de até 4 mil sócios neste sábado. Para votar, basta levar um documento com foto.

– A votação será no setor Pro Tork (a nova ala do estádio Couto Pereira). Lá, os camarotes serão preparados para virar cabines de votação.

– Haverá 15 urnas, por ordem alfabética. E nada de urna eletrônica: a eleição terá voto de papel

– O horário da votação, neste sábado, será das 10 às 16 horas. Quem chegar até esse horário terá direito a exercer o voto, mesmo que haja fila na hora.

– A apuração será feita em seguida à votação, urna a urna. Cada chapa terá um fiscal. A previsão é que o resultado saia em até uma hora e meia depois de encerrada a votação.

– Quem vencer comandará o Coritiba de janeiro de 2015 a dezembro de 2017